fbpx

Olá pessoal, tudo bem? Nosso tempo anda muito corrido, ainda mais para organizar as próprias festinhas. Mas essa dica, acredito que vai adiantar a vida de muita gente aqui!

Você sabia que pode congelar docinhos para festa até 3 meses antes do evento? Isso mesmo.

É muito simples, e além disso, não perdem o sabor, aroma ou textura. É só enrolar os docinhos e colocá-los num recipiente com tampa ou plástico filme de acordo com as dicas a seguir:

Quais os docinhos

  • Pode congelar os docinhos com granulado de brigadeiro, coloridos e com coco ralado.

Obs: Essa técnica não é utilizada para docinhos da linha gourmet ou que levam creme de leite.

Docinhos com raspas de chocolate ou açúcar refinado ou cristal

  • Se os docinhos forem cobertos com raspas de chocolate ou açúcar refinado ou cristal, os congelem sem cobri-los (pelados) e sem forminhas, pois no dia do descongelamento podem absorver a umidade do açúcar refinado ou cristal e desmancharem, e o chocolate pode ficar esbranquiçado. Portanto, apenas coloque essas coberturas depois que estiverem descongelados e temperatura ambiente.

Cajuzinho e olho de sogra

  • Apenas coloque o amendoim do cajuzinho após o descongelamento, pois se congelar com o amendoim, o mesmo pode ficar murcho.
  • Quanto à ameixa do docinho olho de sogra, também, apenas coloque a ameixa após o descongelamento.

Como armazenar

  • O ideal é congelar sem as forminhas de papel, evitando umidade nas forminhas. Se assim for feito, coloque os docinhos nas forminhas depois de descongelados. Mas nada impede que congele já dentro das forminhas de papel, num recipiente de vidro ou plástico.
  • Atenção: Usar a caixa de papelão como recipiente pode entrar umidade, portanto, evite essa opção.
  • Armazene num recipiente de vidro ou de plástico, como tampa ou usando o plástico filme. Neste recipiente, pode congelar os docinhos (separados um dos outros) usando até 2 camadas (segundo andar), e separando-as com papel alumínio, plástico filme ou papel toalha. Escolhendo o papel toalha, tampe bem o recipiente para não entrar umidade.
  • Para ocupar pouco espaço na sua geladeira, coloquem os docinhos numa assadeira, e congelem. Quando estiverem congelados, passem eles para dentro de um saco plástico para alimentos (sacos transparentes) e fechem bem (não deixando ar). Poderão ficar até 3 meses congelados. Para descongelar: tire do congelador até 24 horas antes da festa (1 ou 2 horas antes da festa também pode), como eles estarão fora das forminhas, o ideal é alocá-los dentro das forminhas ainda congelados (não esquecendo do celofane para forrar a forminha e não deixá-la úmida). O motivo de colocá-los na forminha é para não grudarem e/ou amassarem quando estiverem descongelando.

Como descongelar

  • Podem ser retirados do freezer com até 24 horas antes da festa. Se preferir, até 2 horas antes da festa é tempo suficiente para atingirem a temperatura ambiente.
  • Se os docinhos foram armazenados num recipiente e já organizados nas forminhas, basta tirar o recipiente do congelador e aguardar o descongelamento. (tire a tampa, ou qualquer outro meio que esteja tampando o recipiente.)
  • Se foram armazenados num recipiente mas sem as forminhas, basta esperar o descongelamento total e colocá-los nas forminhas sem o celofane. (pois estarão sequinhos e na temperatura ambiente)
  • Se preferir o descongelamento direto na forminha, transfira os docinhos para as forminhas de papel com o celofane para evitar umidade na forminha de papel.
  • Se foram armazenados em sacos plásticos, tire o saco plástico do freezer e já transfira os docinhos para a forminha de papel com o celofane para evitar umidade na forminha de papel. Se eles continuarem descongelando dentro do saco plástico, eles ficarão úmidos e amassados. (Coloque a data de fabricação para não passar de 3 meses).
  • Se foram armazenados num recipiente sem as forminhas, com 2 andares separados por papel toalha, retire do freezer, não abra o recipiente, pois o papel toalha irá absorver o líquido do descongelamento. Após o total descongelamento estarão prontos para irem para as forminhas sem precisar do celofane.

 

Gostou?
Compartilhe com seus amigos!

Faça uma visita e participe da nossa Fanpage e Instagram, onde diariamente levamos várias ideias e dicas para este universo das festas.
Bjs e até a próxima!
Ana Paula Novais

Pin It on Pinterest