Como calcular a quantidade de personalizados para sua uma festa

Olá, tudo bem?

Já tem um tempo que gostaria de abordar esse assunto aqui no blog, e hoje finalmente consegui sentar para escrever sobre.

Muitas mamães possuem dúvidas sobre a quantidade de personalizados que devem ser encomendados para uma festa.

Antes de chegar ao que interessa, que é o cálculo, preciso citar algumas observações.
1 º observação

Os personalizados são itens que possuem o principal objetivo de ajudar a compor a decoração da mesa.

Que itens seriam esses, por exemplo?
Caixinhas de papel em geral como caixa milk, caixa pirâmide, bis, baton, mentos, cones, caixa acrílica, tubetes, latinhas mint-to-be, água, bisnagas de doces, cofrinhos, marmitinhas, chocolate em barra, entre outros.

 

Eu não colocaria os biscoitos decorados e chocolates decorados nessa categoria, pois na minha humilde opinião, esses itens comestíveis acredito que cada criança ou cada adulto deveria levar pelo menos 1 para casa. Quando digo cada criança ou cada adulto, é por que você deve definir se gostaria de dar esses itens para todas as crianças ou para todos os adultos (nesse caso dos adultos poderia ser uma lembrancinha, um mimo, mas todos eles devem ganhar, homens e mulheres).

 

Já os doces modelados (aqueles com pasta americana) não conto como itens personalizados, além disso eles não costumam ser doces saborosos por levar muita pasta americana, deve-se encomendar o suficiente apenas para decorar a mesa.
Se for investir em doces para seus convidados, que invista em doces boleados como beijinho, brigadeiro e cajuzinho por exemplo.
2 º observação

Lembre-se que os personalizados não são lembrancinhas, ou seja, as crianças ou mamães não vão utilizar por muito tempo, ou seja, não são itens úteis como por exemplo uma bolsinha, estojo, almofada para pipoca entre outros.

Logo, como sempre digo “aceita que dói menos”, sim, as pessoas vão jogar fora por se tratar de papel, vão danificar, e etc. Poucas são as pessoas que colocam na estante para guardar por um bom tempo.

Como disse inicialmente, o objetivo principal do personalizado é ajudar na composição da decoração da mesa principal, para tirar lindas fotos e guardar de recordação. O que os seus convidados irão fazer com cada personalizado que ganhar depois, é melhor não pensar muito. rsrsrsr.

3 º observação
Não costumo entregar esses personalizados para os homens, pois geralmente os mesmos não fazem questão. As mulheres que costumam  ficar mais empolgadas. rsrsrs
Minha dica
Eu sempre gosto de mimar as mulheres (mamães ou mulheres sem filhos) nas minhas festas. Sempre digo que não faço festas apenas para as crianças, faço festa para todos os meus convidados, independente se o aniversariante é criança ou não.

 

Sendo assim, se gostar e quiser seguir o meu conselho, destine-se os personalizados para as mulheres, pois os personalizados costumam ser mais sensíveis, frágeis e as crianças estão mais preocupadas em brincar e correr do que ficar carregando os personalizados.

 

O importante é fazer uma linda lembrancinha para as crianças. Lógico que depende do orçamento da pessoa. Mas se for fazer as lembrancinhas, que faça  1 para cada criança. Considere crianças de 0 meses até 12 anos. (sim, 0 meses, independente se a criança acabou de nascer, eu Ana Paula Novais considero ela, pois a criança não entende o que é ganhar lembrancinha, mas a mamãe sim. Às vezes é uma mamãe de primeira viagem que está indo pela primeira vez numa festa como mamãe (toda orgulhosa), e ela gostaria que seu filho fosse mimado, por mais que ela, mamãe, coma o doce que vai ganhar por exemplo rsrsrsr, mas é legal ter esse carinho com o convidado.

 

4 º observação
A quantidade de itens personalizados é muito relativo, pois vai depender do tamanho da sua mesa (se ela vai ter 1, 2, 3 metros ou mais), e lembrando que essa mesa vai concorrer com bolo, docinhos boleados, docinhos decorados, porcelanas, itens de decoração e etc.

 

Então, pode ser que você encomende 100 personalizados, mas não caberão todos em sua mesa. Mas aí, é só guardar num cantinho e entregar para seus convidados após os parabéns.

 

5 º observação
Não devemos trabalhar apenas com 1 modelo de personalizado. A mesa principal tem que passar a impressão de variedade, coisas legais e diferentes em cima dela, então, geralmente, trabalhamos com um número de 8 a 12 modelos de personalizados diferentes.

 

Pergunta
Mas os meus convidados têm que levar 1 de cada?
Sim, se você tiver $ para investir e fizer questão de dar 1 de cada. (isso é muito pessoal e relativo).

 

Não, normalmente, não é assim que funciona!
Como disse, os personalizados tem a função de ajudar a compor a decoração da mesa principal. Além disso são itens feitos de papel que se danifica facilmente e as pessoas não tem o costume de guardar. Então não existe essa necessidade de dar todos os modelos para cada convidado! Como disse e repito, se for investir, invista em doces saborosos e lembrancinhas úteis para as crianças.

 

Vamos ao que interessa? Vamos calcular?
Como foi dito, gosto de mimar as mulheres e geralmente destino os personalizados para elas. Mas se não compartilhar da minha opinião, você pode destinar apenas para as crianças. Isso varia muito da opinião e gosto de cada anfitriã.
Defina com quantos modelos de personalizados você gostaria que cada mulher saísse da sua festa.
Meu exemplo:
Quero que cada mulher saia da minha festa com 3 modelos diferentes de personalizados.
Na minha festa terão 40 mulheres
40 mulheres x 3 personalizados = 120 personalizados
Vou fazer 10 modelos diferentes de personalizados.
Então vou precisar de 12 itens de cada modelo, ou seja (exemplo):
12 caixa milk
12 cones
12 caixinhas de acrílico
12 latinha mint-to-be
12 água
12 tubetes
12 porta bis
12 mentos
12 caixinha pirâmide
12 barras de chocolates
Pergunta
Mas Ana Paula, tem convidado que quer levar 1 de cada, o que faço?
Simples, diga NÃO. Diga que você encomendou uma quantidade suficiente para que cada mulher saísse da sua festa com 3 itens e que infelizmente não pode dar mais do que isso. Seja clara, mas educada e gentil.

 

Vamos para outro cálculo?
Quero que cada mulher saia da minha festa com 4 modelos diferentes de personalizados.
Na minha festa terão 20 mulheres.
20 mulheres x 4 personalizados = 80 personalizados.
Nesse caso, faça 8 modelos diferentes com 10 itens de cada.
Então vou precisar de 10 itens de cada modelo, ou seja (exemplo):
10 caixa milk
10 cones
10 caixinhas de acrilico
10 latinha mint-to-be
10 água
10 tubetes
10 porta bis
10 mentos

 

Viu como é fácil?

 

Pergunta

Mas Ana Paula, como faço para o convidado não avançar na mesa?

É mais complicado, mas sempre tem um jeito.
  • Você pode colocar uma plaquinha na mesa de cada convidado como essa abaixo:

  • Antes dos parabéns, geralmente sempre os pais costumam fazer um discurso de agradecimento e aproveite o momento para dizer que a mamãe vai distribuir os itens da mesa após os parabéns.
  • Para ajudar, coloque uma pessoa de confiança para ajudar a olhar a mesa principal e não deixar que as pessoas avancem.

Gostaram?

Que tal compartilhar em sua rede social?

Faça uma visita e participe da nossa Página no Facebook, onde diariamente traz várias ideias e dicas para este mundo de festas.

Bjs e até a próxima

Ana Paula Novais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *