DIÁRIO DO DESMAME NOTURNO DO DAVI – 2 ANOS
(CONTINUAÇÃO) PRIMEIRA NOITE – 22 de Agosto de 2019
Aprendi que se a criança acorda cedo ela vai dormir cedo/ Se a criança acorda tarde, ela vai dormir tarde. Ela precisa de uma janela de 12 horas desde que acorda até a hora de dormir à noite.
Ex: se a criança acorda às 7h, quando for às 19h ela já estará com sono. Se acorda 12h, ela só vai sentir sono à partir das 24h.
Que uma criança de 2 anos precisa dormir à tarde no máximo 1h ou 1h e 20m. Não pode deixar mais, para que ela possa dormir cedo à noite.
Eu sempre ia para cama com ele por volta das 23h, pois antes disso ele não sentia sono, e detalhe, antes de dormir, ficava mamando no peito e assistindo desenho no celular (era minha realidade, infelizmente).
Muita conversa. Eles entendem tudo nessa idade
Na primeira noite conversei com o Davi e disse que ele iria dormir sem mamar mamãe. Fomos para a cama às 20:30h (bom horário levando em consideração que eu só deitava com ele a partir das 23h), deixei ele mamar um pouco sem pegar no sono, sem celular, sem qualquer tipo de luz, deixei o quarto escuro, e confesso que ele não lembrou do celular.
Depois de um tempinho mamando disse que ele precisava ir para caminha e dormir sem mamar mamãe. Ele rolou para um lado e para o outro, pediu para mamar, eu disse que não podia mais, que a mamãe iria dormir e que ele precisava dormir.
Chorou, chorou e chorou, mas precisei ser mais resistente.
Seja forte, resistente, determinada e paciente
Uma das principais regras é ser mais resistente que a criança, saber impor limites, que ela irá chorar, normal, faz parte, pois é a forma de se comunicar, mas que não vai traumatizar, pois o mais importante ela tem, que é a mamãe ali do lado dele dando muito amor e carinho nessa adaptação.
Ele colocava a cabeça na minha barriga para dormir, rolava para um lado e para o outro, até que eu o venci pelo cansaço, ele deitou no travesseiro dele, mas fez questão que eu jogasse meu braço por cima dele, e então finalmente pegou no sono.
De madrugada acordou, pediu mamá, e eu disse que não, que a mamãe estava dormindo e que ele deveria dormir.
Ele chorou, mas depois deitou e dormiu!
Continuo no próximo post.