Como Planejar uma Festa do Chá

A tradicional festa do chá do século XIX começou na Grã-Bretanha, mas já se espalhou para boa parte do mundo. A obra “Alice no País das Maravilhas” excitou leitores por muitas décadas com a descrição da excêntrica festa do chá do Chapeleiro Maluco, por sua vez, a imagem do serviço formal de chá, com uma conversa educada, ou fofoca aparece em toda a cultura popular.

De crianças a duquesas, todos apreciam festas do chá, então continue a ler esse artigo para descobrir como organizar um evento adequado para você e seus convidados.

Método 1 de 2: Planeje uma Festa do Chá para Adultos
  1. Faça uma lista de orçamento e de convidados. Uma festa do chá não precisa ser cara, ou grande para ser memorável. Descubra quantas pessoas pode receber em sua casa e decida sobre o quanto você quer gastar. Mesmo que você não esteja preocupada com dinheiro, ter um valor em mente ajuda a evitar que gaste mais do que gostaria.
    • As festas do chá são eventos geralmente menores do que os jantares. Decida-se por um total de convidados entre 4 a 8 pessoas, dependendo do seu espaço.
  2. Defina um código de vestimenta. Mesmo para festas de chá casuais, alguns anfitriões podem incentivar seus convidados a vestir-se com roupas semi-formais, ou simulares a roupas vitorianas para criar uma atmosfera, mas geralmente aceite convidados em qualquer traje. Caso você esteja planejando um evento formal e deseja seguir a vestimenta da etiqueta tradicional, solicite trajes de verão semi-formais. Isso normalmente significa vestidos de cores brilhantes e chapéus para mulheres, e calças compridas, camisa de botão e blazer, ou paletó para os homens.
  3. Faça seus convites, ou compre pré-fabricados. Você pode comprar cartões de loja, fazer o seu próprio, ou simplesmente telefonar para seus convidados para um evento menos formal. Caso seus convidados sejam amigos próximos, ou residam nas proximidades de sua casa, considere entregar um pequeno buquê de flores do jardim com os detalhes da festa em anexo. Caso seja possível, dê aos convidados pelo menos uma semana de aviso prévio.
    • Você pode querer atrasar o envio de convites até que tenha planejado o menu e saber quanto tudo vai custar. Isto permite reduzir o número de convidados, se você precisa poupar dinheiro em bebidas.
  4. Deixe os convidados saberem sobre as considerações especiais. Como anfitrião, cabe a você decidir se permitirá fumantes, animais de estimação, ou crianças pequenas.Comunique suas decisões claramente no convite. Deixe seus convidados saberem se devem esperar uma refeição completa, ou refeições leves. Caso não tenha certeza de qual comida vai oferecer, os conselhos seguem abaixo.
    • Tenha em mente que alguns convidados podem ser alérgicos aos animais de estimação, ou podem se incomodar com fumaça de cigarro. Você pode querer designar outra sala para manter os animais e pedir aos fumantes para fumarem no lado de fora.
  5. Selecione louças e decorações de mesa atraentes. Caso você tenha uma bela toalha de mesa e jogo de chá, pense em usá-los. Um suporte de três camadas para bolo é tradicional, mas não são obrigatórios. Pequenos pratos e xícaras com padrões florais produzirão um bom ambiente, mas não ache que as xícaras de chá têm que ser iguais, a menos que você receba convidados formais, ou contatos de negócios. Certifique-se de que você tem um bule de chá, ou uma chaleira de boa aparência, que possa manter a água quente o suficiente para seus convidados.
    • Considere usar um vaso de flores como uma peça central.
    • Coloque um único garfo do lado esquerdo e uma faca e uma colher à direita de cada prato. Mesmo se você não estiver servindo comida, sirva pequenas colheres para mexer o açúcar e o leite no chá.
  6. Cheque se você tem chá suficiente e outros itens relacionados. Você vai precisar de pelo menos um chá preto, como o chá aromatizado com óleo essencial de bergamota (Earl Grey), ou o chá preto Darjeeling; pelo menos um chá sem cafeína, como o preto descafeinado, ou de camomila; um pequeno jarro de leite, ou creme; e um recipiente de açúcar, ou cubos de açúcar. Caso você não esteja familiarizada com o preparo de chá com folhas soltas, você pode servir um bule de chá de água fervente e uma seleção de saquinhos de chá para os convidados se servirem. Organize todos ao lado da mesa onde você vai estar sentada, ou em pé, dependendo de como servirá seus convidados, ou coloque no tabuleiro em uma das extremidades da mesa, se estiver recebendo um grande grupo.
    • Esteja preparada para perguntar o que cada convidado gostaria no seu chá. Muitas pessoas são exigentes sobre a quantidade de açúcar e leite que deve ser adicionada (ou se deseja adicionar algo de fato), então siga as suas instruções à risca.
    • Como opção, você pode servir mel e/ou rodelas de limão.
  7. Tenha outras bebidas em mãos. Algumas pessoas preferem café ao invés de chá, enquanto outros não gostam de qualquer tipo de bebida quente. Prepare-se para esses cenários, servindo no mínimo água e de preferência outras bebidas, como cerveja de gengibre, ou uma boa limonada. O álcool geralmente não é servido em festas do chá, mas você pode escolher pequenas quantidades de champanhe, ou um vinho leve para servir.
  8. Decida que tipo de comida você vai servir. Há três maneiras tradicionais para servir comida em uma festa do chá, principalmente dependendo da hora do dia.Caso você esteja servindo chá no meio da tarde (entre as refeições), você pode tanto servir um “chá da tarde” (“low tea”) com alguns doces e salgadinhos, ou o menos formal (“cream tea”), no qual só é servido creme de leite e geléia. Chás servidos durante as refeições, à noite (tradicionalmente entre as 17 e 19 hs), são chamados de “high teas” e geralmente oferecem comidas mais substanciais, como quiches, ou qualquer prato salgado recheado. Sopa leve e salada às vezes são servidas em “high teas” formais antes da refeição principal.
    • Ao mesmo tempo em que você pode seguir os links acima para encontrar receitas de pratos comuns, é completamente aceitável servir comidas compradas em lojas.
    • Note que o termo “high tea” é agora usado frequentemente para se referir a qualquer tipo de chá. Caso você seja convidado para uma festa do chá à tarde, não espere uma refeição completa, independente do nome usado no convite.
  9. Faça sanduíches tradicionais de festas do chá. Sanduíches de festas do chá não são obrigatórios, especialmente se você estiver servindo um “cream tea” com bolinhos, contudo, eles estão no topo da lista do que os seus convidados vão esperar, independentemente de eles já terem participado de um chá antes. Tradicionalmente, os sanduíches são feitos com pão branco, em seguida, corte em pequenos triângulos ou quadrados, sem as crostas. Sirva duas ou mais variedades de sanduíche, selecionando a partir destas escolhas comuns ou usando outros ingredientes leves:
    • Manteiga, ou creme de queijo podem ser utilizados como um único ingrediente, ou adicionado a sanduíches com vegetais, ou salmão defumado.
    • Fatias de pepino, agrião, ou fatias finas de rabanete
    • Salmão defumado
    • Presunto e mostarda
    • Salada de ovo
    • Salada de Frango da Coroação, inventado para a coroação da rainha Elizabeth II.
  10. Organize a comida. Caso esteja fazendo uma grande festa, ou uma pequena mesa, você pode determinar qual o estilo do da disposição da comida e receber os convidados em pé, ou sentados em sua sala de estar, ou no jardim. Caso tenha espaço para acomodar seus convidados em torno da mesa, coloque as comidas no centro, ou divida cada prato entre vários para que fique mais fácil a todos se servirem.
    • Caso esteja usando uma bandeja de três camadas para servir um tradicional chá da tarde, a etiqueta apropriada é colocar pães no tabuleiro superior, sanduíches no meio, e doces, como bolinhos, ou bombons no de baixo.
Método 2 de 2: Planeje Uma Festa do Chá para Crianças
  1. Escolha um tema. Talvez você imagine um chá tradicional britânico, com sanduíches extravagantes e toalhas de renda. Ou talvez os convidados queiram se vestir como princesas, fingir serem fadas, ou decorar uma sala como se fosse inverno, ou debaixo d’água. Descubra sobre o que os convidados estão empolgados para que a ajudem a tornar tudo mais divertido para eles.
    • Tenha em mente que alguns temas requerem mais trabalho do que outros. Caso você esteja procurando um tema simples e rápido, escolha uma única cor e decore uma sala, ou mesa com flores, objetos, guardanapos e pratos nessa cor ao redor da casa.
  2. Escolha um local. Caso o clima esteja ensolarado, você pode sediar a festa do chá em seu jardim, ou fazer um piquenique em um parque próximo. Fazer uma festa do chá dentro de casa também é divertido, pois, lhe dá a opção de decorar.
  3. Envie os convites aos convidados. Dê cartões para seus amigos, convidando-os para a sua festa do chá, mas certifique-se de primeiro verificar com todos em sua casa para ver quantas pessoas você pode chamar. Lembre-se de deixar seus amigos e família saberem qual o dia e a hora do chá. Você pode planejar um chá com semanas de antecedência, ou fazer um espontaneamente com os seus irmãos e irmãs. O que quer que te faça feliz!
    • Peça a seus amigos para trazerem a sua boneca, ou bicho de pelúcia favorito.
    • As festas do chá não tem que ser só de mulheres, ou só de garotos. Convide qualquer um que lhe faça feliz.
  4. Vista-se apropriadamente. Para algumas pessoas, a melhor parte de uma festa do chá e escolher a roupa. Caso você não tenha nenhuma roupa extravagante, ou fantasia para colocar, tente fazer suas próprias fantasias bobas, pedindo a membros da família se você pode colocar seu chapéu, maquiagem, ou lenço. É uma boa idéia para manter alguns objetos extras para convidados que aparecerem sem fantasias.
    • Fantasias de princesas podem ser tão simples como o vestido favorito de uma garota e uma coroa de cartolina.
    • Caso você esteja disposta a gastar mais tempo em fantasias, costure-as, use pintura facial, ou procure trajes pré-fabricados na Internet, ou em lojas de Dia das Bruxas.
    • Caso você e as outras crianças e pais envolvidos queiram fazer uma festa de chá super especial, cada criança pode escolher um personagem do seu livro favorito, ou a partir de um único livro popular, como Alice no País das Maravilhas ou Harry Potter.
  5. Certifique-se de que você tenha pratos e copos suficientes. Uma extravagante festa do chá pode ter bules, xícaras e pires, mas você pode acolher a festa do chá usando qualquer pratos. Apenas certifique-se de que há pelo menos um prato e um copo para cada pessoa. Talheres são opcionais se estiver servindo petiscos, como sanduíches e biscoitos.
  6. Decore a mesa, ou a sala. Caso esteja fazendo uma festa do chá dentro de casa, você pode pendurar panos coloridos, ou bandeiras, ou bichos de pelúcia e projetos de arte ao redor da sala. Flores no centro da mesa, ou uma toalha de piquenique pode dar às pessoas algo bonito para admirar.
    • Faça um chá das fadas em um jardim, ou parque, usando cogumelos de brinquedo, flores e rochas cobertas de musgo para fazer um círculo das fadas.
    • Crie um tema das maravilhas do inverno com flocos de neve feitos de papel, pendurando panos brancos e servindo chocolate quente (ou chá gelado, caso você esteja fazendo no verão).
  7. Encontre algumas bebidas para servir. Muitas crianças não gostam de chá preto, ou pode deixá-los hiperativos e tornar mais difícil fazê-los dormir. Felizmente, há uma abundância de outros chás, como hortelã-pimenta, limão, ou rooibos (chá vermelho). Como nem todo mundo gosta de chá, é uma boa ideia ter limonada, suco, ou leite para servir também.
    • Peça a um adulto para ajudá-lo a fazer o chá, se você não não pode ferver a água sozinho.
    • Caso seus convidados não gostem de chá, ou você não queira servir bebidas quentes, coloque suco em um bule de chá.
  8. Faça sanduíches. Para uma verdadeira festa do chá, faça sanduíches de queijo cremoso, pepino, ou apenas manteiga. Peça a ajuda de um adulto para cortá-los em triângulos, ou pequenos pedaços, e organize-os em uma bandeja em forma de pirâmide, ou outras formas.
    • Use um cortador de biscoitos nos sanduíches para criar formas diferentes. Isso funciona melhor com pão mole que é mais fácil de grudar.
  9. Tenha uma sobremesa pronta também. Biscoitos americanos, ou biscoitos ingleses são ótimos petiscos para uma festa do chá, assim como pães, ou bolinhos. Você pode comprá-los em uma loja, ou fazê-los você mesmo com a supervisão de um adulto.
  10. Verifique se seus convidados precisam de mais comida. A maioria das festas do chá não servem uma refeição completa, apenas algumas bebidas e lanches. Mas se os seus convidados vão ficar durante o almoço, ou jantar, você pode precisar de massas, ou alguma outra refeição maior para alimentá-los. Não se esqueça de deixar seus convidados saberem se você servirá uma refeição completa, ou se devem comer em casa antes de ir ao chá.
  11. Descubra o que fazer para entreter. Decida quais jogos e atividades que você quer planejar para a festa, e junte todos os itens que vai precisar antes da festa começar. Você pode fazer jogos, projetos de arte, ou apenas se divertir fingindo ser da realeza inglesa.
    • Por exemplo, faça uma casa, ou um jardim de fadas, decore com cata-ventos caseiros, ou faça uma sobremesa divertida com seus convidados.
Dicas
  • Durante a festa do chá de uma criança, os convidados podem criar projetos de artesanato do seu tema: decorar os abanadores de mão, pintar ou decorar pequenos vasos de flores, ou criar diários pessoais que decorem o exterior.
Avisos
  • Caso a festa seja ao ar livre, certifique-se de que há sombra, ou ventiladores, e deixe protetor solar disponível.
  • Não é garantido que todos os seus convidados vão gostar de chá. Sirva outras bebidas também.

 

Fonte: http://pt.wikihow.com/Planejar-uma-Festa-do-Ch%C3%A1

Gostaram?

Que tal compartilhar em sua rede social?

Faça uma visita e participe da nossa Página no Facebook, onde diariamente traz várias ideias e dicas para este mundo de festas.

Bjs e até a próxima

Ana Paula Novais

Siga-o-inspire-sua-Festa

6 comentários em “Como Planejar uma Festa do Chá

  • 31 de maio de 2015 a 18:25
    Permalink

    Oi..vc vai fazer o kit da Alice no País das maravilhas? Se for desde ja agradeço!

      

    Responder
    • 16 de julho de 2015 a 10:25
      Permalink

      Oi Fernanda… infelizmente ainda não… bjs :)

        

  • 15 de março de 2015 a 15:48
    Permalink

    Oi Boa tarde gostaria de saber ser tem kits de festa para baixa para cha de bebe lilas e branco,estou com muita dificiltade de encontra.obrigada

      

    Responder
    • 19 de abril de 2015 a 18:56
      Permalink

      Olá Luana… infelizmente ainda não… bjs

        

  • 20 de janeiro de 2015 a 14:26
    Permalink

    Olá, boa tarde!

    Gostaria de saber se vocês não tem ‘Kits Gratuitos’ para eu baixar com o tema ‘Alice no país das maravilhas’.
    Vou montar a festa da minha sobrinha e como só baixo kits no seu site, gostaria de saber se tem como vocês arrumar para mim.
    O aniversario vai ser em abril, mas se vocês conseguissem montar 1 mês antes, ficaria muito feliz.

    Obrigada, por me ajudar em muitas festas.

    Atenciosamente,
    Gabriella Trombeta

      

    Responder
    • 3 de fevereiro de 2015 a 1:56
      Permalink

      Olá Gabriella… puxa… infelizmente ainda não tenho esse tema… fico te devendo essa… bjs

        

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − um =