fbpx

Um assunto um pouco polêmico, e pode ser que algumas pessoas concordem, já outras não! Mas, o mais importante na minha opinião, a regra principal de comportamento de um convidado numa festa é: “educação” e “bom senso“. Estamos falando aqui especificamente de festa infantil, mas é de conhecimento de todos que o ser humano precisa saber se comportar em todos os lugares, visando uma boa convivência em sociedade. 🙂  Então vamos conferir?

1. Confirme sua presença

Lembre-se que você foi prioridade nessa escolha, e para essa pessoa você é muito especial. Se for convidado para uma festa vá! Significa que o anfitrião faz questão da sua presença. Se não puder comparecer, avise o quanto antes. Lembre-se: a etiqueta diz que você deve enviar um presentinho depois 😉

2. Convidado NÃO convida

Dica básica, porém, muitos ignoram. Lembre-se que não é uma tarefa fácil para o anfitrião fazer a lista de convidados, sempre acaba deixando alguém de fora, mesmo contra a vontade, e de repente, no momento da festa, um convidado leva uma pessoa sem ser convidada, ou algumas!!! Situação constrangedora e deselegante!

Se a festa está sendo realizada no buffet, o anfitrião vai ter que arcar com o valor daquela pessoa, e ainda pode comprometer na quantidade de lembrancinhas. Se está sendo realizada em casa, pode comprometer na quantidade de lembrancinhas, comidas e bebidas.

Entretanto, “se não tiver jeito”? Por exemplo: chegou visita em sua casa que irá passar alguns dias com você, ligue para o anfitrião e pergunte se pode levar.

3. Festa com tema definido

Se a festa tiver um tema definido, evite levar seu filho fantasiado com o mesmo personagem do tema. Não sabemos se o aniversariante estará fantasiado, e esse é o dia dele. A não ser que o anfitrião informe que pode levar os filhos/convidados fantasiados.

4. Seja pontual   

As festas realizadas principalmente em buffet, tem hora para começar e para terminar, portanto, é fundamental que esse horário seja respeitado.

 5. Festa com mais de um aniversariante   

Por mais que você conheça apenas “um” dos aniversariantes, seja educado, e leve presente para todos os aniversariantes.

6. Uma babá é suficiente!

Por mais que você tenha várias babás, e se realmente houver necessidade, leve apenas 1 para te auxiliar. Lembre-se que elas também contam como convidadas (pagantes) e é sempre bom avisar o anfitrião com antecedência.

7. Itens da decoração

Em hipótese alguma pegue/leve algum enfeite da mesa principal, ou outro item que faça parte da decoração. “Isso é decoração e não brinde!”

8. Prioridade das crianças

Numa festa infantil, a prioridade é das crianças. Deixe-as na frente na hora dos parabéns, dos shows, teatrinhos e etc.

9. Docinhos e bolo

Como é bom comer os docinhos e bolo,  e principalmente levá-los para casa e comer no dia seguinte no café da manhã 🙂 Mas vamos ter bom senso ok? Geralmente os doces são feitos de acordo com a quantidade de convidados, então, cuidado você não pegar demais e outros ficarem sem!

10. As lembrancinhas

Na grande maioria, a mamãe/papai do aniversariantes encomendam lembrancinhas de acordo com a quantidade de crianças convidadas. Portanto, não peguem lembrancinhas (até mesmo os personalizados e doces) sem a permissão da mamãe/papai.

Esse momento da festa é um pouco tenso, aguarde os anfitriões distribuírem. Você pode até oferecer ajuda para a mamãe, caso ela precise de uma organização melhor neste momento.

Se a festa for em buffet, geralmente as lembrancinhas são distribuídas na saída. Assim ninguém sairá com muito ou com nada.

11. Cuidado com seu filho

Algumas festas possuem monitores, mas isso não quer dizer que você se ausente da responsabilidade como pai ou mãe! Então, não se esqueça de dar uma espiadinha para ver como estão seus filhos, ainda mais num local onde tem muitas crianças. Esteja sempre por perto!

12. Bebidas alcoólicas

Sem problemas em ter bebidas alcoólicas em festa infantil, afinal, muitos anfitriões gostam também de agradar os adultos. Mas sempre bom lembrar que trata-se de uma festa infantil onde o convidado deve se comportar como tal. Portanto, bom senso e moderação sempre!

Divirtam-se

Gostou?
Compartilhe com seus amigos!

Faça uma visita e participe da nossa Fanpage e Instagram, onde diariamente levamos várias ideias e dicas para este universo das festas.
Bjs e até a próxima!
Ana Paula Novais

Pin It on Pinterest