Hoje vou falar sobre uma febre nas festas, principalmente nas infantis, pirulitos de chocolate.
Não são aqueles pirulitos feitos de chocolate puro, maciços, e sim, aqueles de bolacha Maria, que dá um toque maravilhoso ao pirulito.
Mesmo quem não gosta da bolacha não vai se arrepender ao experimentar.
Fica delicioso.
Receita
- 01 pacote de bolacha maria de sua preferência
- 01 lata de leite condensado
- 02 colheres de chocolate em pó
- 01 kg de chocolate para banhar ( eu uso Harald TOP)
- Palitos de sorvete
- Saquinhos de celofane e fitas decorativas.
Modo de fazer
1. Primeiramente, separe as bolachas maria, de 02 em duas.
2. Com o leite condensado e o chocolate em pó, faça um brigadeiro em fogo baixo. Não precisa ficar em ponto de brigadeiro, um pouco mais mole é o ideal.
3. Após esfriar o brigadeiro, recheie cada bolacha, coloque o palito no meio e coloque a outra bolacha, apertando para nivelar os lados.
Dica: Nessa parte é importante preencher do lado da bolacha, para que não fique nenhum buraquinhos sem o recheio.
4. Depois de todas as bolachas recheadas, arrume elas num tabuleiro e vamos derreter o chocolate.
5. Trabalhar com chocolate não é nada fácil, já me aborreci bastante, e agora entendo pouca coisa, mas sinceramente tem que ter muito amor viu, porque ele tem umas “frescurinhas” que se não evitadas, acabam com sua felicidade.
6. Dê preferência em derreter o chocolate no micro-ondas, pois a porcentagem de erro é bem menor.
Derretendo o chocolate no micro-ondas: Pique o chocolate, coloque num refratário de vidro. Coloque a potência do seu micro-ondas no médio (50%), e ajuste para um minuto. Logo após esse tempo, mexa o chocolate e coloque mais um minuto. Geralmente o chocolate não derrete todo de vez, se ainda estiver com pedaços grande e maciços, ponha mais 40 segundos, se estiver mole, mas com alguns pdacinhos, mexa ligeiramente que ele logo estará homogêneo.
Derretendo o chocolate no banho-maria: Esse processo de derretimento é um pouco mais demorado e temos que tomar mais precauções. O refratário que será utilizado para o chocolate, deverá ser alto a largo o suficiente para que o “vapor” da água do banho-maria não chegue nem perto do chocolate, senão o mesmo não derreterá perfeitamente, ficando com a aparência de uma massa. Coloque o chocolate picado no refratário, e coloque o refratário na penela com água. Acenda o fogo baixo. Assim que a água começar a ferver de leve, apague o fogo e mexa o chocolate. Quando estiver quase derretido, tire imediamente o refratário com o chocolate de cima da panela com água, para que o chocolate não “queime” e endureça.
7. Pronto, após o derretimento, começaremos a banhar os pirulitos já recheados.
1- Já recheados
2- Sendo banhados
3 e 4- Recebendo decoração
8. Antes, arrume uma forma de bolo, ou pratos grandes, e coloque papel manteiga em cima, para a secagem do chocolate.
9. Banhe os pirulitos com o auxílio de uma colher, dê leves batidinhas na borda do refratário e coloque para secar em cima do papel vegetal. Se for decorar com confeitos coloridos, essa é a hora. Se for fazer uma decoração com glacê (para nomes), pode fazer quando o chocolate endurecer.
10. Pronto, coloque na geladeira pos uns 03 minutos para secar mais rápido, deixe esfriar um pouco e já pode embarlar com saquinhos decorados e fitinhas. Fica lindo!
11. Os pirulitos de chocolate tanto podem servir para decorar uma mesa de guloseimas, como também para dar de lembrança num chá de bêbe ou no nascimento. Fica bem legal.
Gostaram?
Que tal compartilhar em sua rede social?
Faça uma visita e participe da nossa Página no Facebook, onde diariamente traz várias ideias e dicas para este mundo de festas.
Bjs e até a próxima
Ana Paula Novais