fbpx

Primeiramente, importante frisar que: “O Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam o aleitamento materno exclusivo até os seis meses.” Após essa idade, o bebê já está pronto para experimentar outros alimentos, iniciando assim a introdução alimentar.

Algumas mamães, escolhem o método BLW, já outras gostam do método tradicional que são as famosas papinhas.

Eu iniciei com o método BLW no Davi, mas infelizmente não tive muita paciência (requer muita), então depois partir para o método tradicional.

Veja também: 7 dicas essenciais para a introdução alimentar de forma segura e nutritiva.

Algumas dicas importantes para as mamães que querem iniciar com as papinhas.

1. Evite os sucos

Ao oferecer suco da fruta ao bebê, ele vai estar ingerindo mais açúcar da fruta e deixando de ingerir o principal que é a fibra. Então, deixe os sucos para depois de 1 ano.

 2. Inicie com as frutas

Uma dica legal é inciar com as frutas mais comuns como a banana (a nanica evita prender o intestino do bebê), maça, pera, mamão… a aceitação será mais fácil. Pode oferecer ao bebê tanto amassadas ou raspadas. Observe também se vai ocorrer alguma reação alérgica.

Ofereça frutas com baixo nível de acidez nesse primeiro momento, e também frutas que vão prender o intestino do bebê.

3. Evite o sal

Quando Davi completou 6 meses e demos início à introdução alimentar, o pediatra sempre aconselhou não usar o sal no primeiro ano de vida dele, mas sim apostar nos temperos naturais, como cebola, alho e ervas naturais. Deixe o bebê sentir o real sabor dos alimentos.

4. Legumes e carnes

Os legumes mais oferecidos e de fácil aceitação neste primeiro momento é abóbora, batata doce, cenoura, beterraba por ter sabores mais adocicado.

5. Evite processadores

Evite o uso de processadores, dê preferência em amassar as papinhas com o garfo e sempre deixando pedacinhos pequenos do alimento.

6. Tenha variedades

Ofereça a maior variedade de alimentos ao bebê, não se baseando apenas ao gosto do papai e da mamãe. Assim você terá uma criança que se permite experimentar uma variedade de alimentos.

7. Água

Ofereça nos intervalos das refeições e no máximo 100ml por dia.

8. Não ofereça

Não ofereça mel, canela, açúcar, sal, leite de vaca em alguns casos, temperos ou caldos prontos, alimentos industrializados.

9. Pediatra

Converse sempre com o pediatra sobre a introdução de alimentos na fase do seu bebê.

10. Mantenha calma

A introdução alimentar é algo novo para o bebê e para a mamãe, então se torna um momento delicado e de exploração alimentar. Algumas crianças se adaptam melhores que as outras. Por isso, tenha paciência, persistência e não desista dessa nova jornada. Logo logo se tornará algo muito natural como qualquer outra conquista do seu bebê.

Veja também: Ebook com 7 receitas gratuitas

Papinha de banana com leite de coco caseiro

Essa papinha, é bem para o comecinho mesmo, ela costuma ser facilmente aceita pelos bebês nas primeiras colheradas, e é bastante rica em ferro.Tanto a banana quanto o coco. A banana com uma quantidade mais baixa, mas o coco podemos dizer que é realmente rico em ferro.

Ingredientes

½ banana nanica
50ml de leite de coco (caseiro)

Modo de preparo

Amasse a banana e misture com o leite de coco caseiro. No Manual das Papinhas, ensina como preparar o leite de coco caseiro, uma receita simples, e muito poderosa para a formação nutricional dos bebês.

Dica:

Nas primeiras papinhas, sempre ofereça as bananas nanicas, porque, diferente das outras, elas não prendem o intestino dos bebês.

Papinha de Beterraba, cenoura e laranja lima

Essa papinha pode ser oferecida como papinha doce, uma combinação perfeita de ferro com vitamina C.

Ingredientes

½ cenoura cozida
¼ de beterraba cozida
½ laranja lima

Modo de preparo

Cozinhe a cenoura e a beterraba. Amasse a cenoura com o garfo. Note que a beterraba mesmo depois de muito bem cozida, não fica tão macia como a cenoura, por isso, passe a beterraba em um peneira.
Não indicamos o uso de peneiras nas papinhas porque ela destrói bastante as fibras, mas o caso da beterraba é uma exceção, porque é mais seguro oferecer dessa forma. Depois esprema o suco de meia laranja
lima, misture e sirva.

DICA DA MAMÃE

Para mamães que gostariam de receitas de papinhas, conheci o Manual das Papinhasum livros com muitas receitas para oferecer ao seu bebê.

Para receber uma amostra gratuita, clique aqui.

Gostou?
Compartilhe com seus amigos!

Faça uma visita e participe da nossa Fanpage e Instagram, onde diariamente levamos várias ideias e dicas para este universo das festas.
Bjs e até a próxima!
Ana Paula Novais

Pin It on Pinterest