Cardápio de almoço para Festa Infantil
O que servir? Esse post é especial para quem opta comemorar o aniversário da criança no horário do almoço! Cumpre ressaltar que escolhendo o horário do almoço ou jantar, o apetite é maior, o consumo é maior, justamente pela proximidade do horário dessas refeições principais.
Outro fator que deve ser levado em consideração, é a época do ano, ou seja, caso a festa seja realizada nos dias mais quentes, procure servir pratos mais leves, além disso, os convidados vão consumir mais bebidas, já na época mais fria, opte por pratos com sabores mais fortes, neste caso, o consumo de bebida é menor.
COMO SERVIR
Uma boa sugestão é que mesmo sendo no horário do almoço, poderá iniciar o cardápio através de um COQUETEL, servindo salgadinhos variados e até canapés. Essa opção é ótima para iniciar a festa enquanto o convidados estão chegando.
Depois, caso queira nesse formato, pode iniciar servindo a salada de 2 formas:
- Deixar as opções de saladas em uma mesa montada, onde os convidados vão se servindo à vontade.
- Ou então servir a salada em mini bowls, neste caso, depois da salada, servir o prato quente.
Outra opção, a qual eu gosto muito! Deixar toda a mesa do almoço montada com opção de saladas e pratos quentes, deixando os convidados à vontade para se servirem.
OPÇÕES DE CARDÁPIO PRATOS QUENTES
- Massas com no mínimo 2 tipos de molhos. Para acompanhar: carne, frango, almôndegas…
- Lasanha, rondele, nhoque também são ótimas opções;
- Arroz à piemontesa com acompanhamento de carne;
- Estrogonofe de frango com arroz e batata palha;
- Risoto;
- Escondidinho;
- Feijoada também é uma boa opção: feijoada, arroz, farofa, couve refogada, torresmo. Porém, é um cardápio mais pesado, e aconselho evitar na estação mais quente. Analise se seus convidados curtem esse cardápio e pense nessa possibilidade na festa.
- Churrasco também faz muito sucesso e agrada a todos. No cardápio pode ter carnes, linguiças, frangos, pão de alho, queijo coalho… é fácil fazer e pode usar vários acompanhamentos como saladas, arroz, legumes e farofa… Para esse tipo de cardápio, faça a festa em local aberto ou que tenha saída especifica para a fumaça
Dica extra:
- Na estação mais fria que tal incluir caldos, pães e torradas?
- Para bebês que já comem, independente da estação, que tal colocar um tipo de sopa, canja, ou até mesmo purê de batata no cardápio. Tenho certeza que as mamães vão adorar!
COMO CALCULAR?
MINHA FORMA DE CONTABILIZAR AS CRIANÇAS
Neste post, explico como costumo contabilizar o número de crianças para festa. Veja se você se adaptar com essa forma! Clique aqui para conferir.
Veja mais dicas
Abaixo segue um cálculo médio para festa com duração aproximada de 4 horas. Na maioria das vezes as festas infantis costumam durar esse período. Importante ressaltar que quanto mais tempo, mais consumo. Quanto menos tempo, menos consumo. Aqui vai algumas dicas para ajudar, entretanto, o consumo real depende de diversos fatores, como época do ano, horário escolhido e etc.
OUTRA FORMA DE CONTABILIZAR AS CRIANÇAS ACIMA DE 4 ANOS
BEBIDA
- Refrigerante: 400ml (caso tenha suco, diminua para 200 ml)
- Suco: 200ml
- Água: 200ml
COMIDA
- Salgadinhos pequenos: 8 a 10
- Se tiver prato quente, diminua essa quantidade para 4 salgadinhos variados.
- Salada: 15g
- Prato quente: 100g
- Lanchinhos: 1 a 2 unidades
- Bolo: 100g
- Cupcake: 1 unidade
- Docinhos: 4 a 6 docinhos
ADULTOS
BEBIDA
- Refrigerante: 600ml (caso tenha suco, diminua para 400 ml)
- Suco: 200ml
- Água: 200ml
- Cerveja: 700ml por pessoa (calcule apenas os adultos que bebem)
COMIDA
- Salgadinhos pequenos: 12 a 15
- Se tiver prato quente, diminua essa quantidade para 10 a 12 salgadinhos variados.
- Salada: 30g
- Prato quente: 200g
- Lanchinhos: 2 a 3 unidades
- Bolo: 100g
- Cupcake: 1 unidade
- Docinhos: 6 a 8 docinhos
DICA EXTRA
Use copo descartável pequeno de 200ml. Evite o copo descartável grande, pois além da pessoa beber devagar, a bebida costuma ficar quente, pois quando o garçom passar novamente, o convidado pegará outro copo que estará mais gelado e vai descartar o primeiro. Logo, se servir no copo grande, o desperdício é maior.