Como fazer Nome decorativo em 3D – Passo a passo

Olá Pessoal,

muitas pessoas estavam me pedindo para colocar o passo a passo dos nomes decorativas 3D que atualmente estão sendo muito usados nas festas de aniversário, casamentos, batizados entre outros eventos.

Elas também são bem usadas para decorar sua casa, sejam com palavras motivacionais, românticas, frases inteiras, entre outras

Procurei um PAP legal e achei no lindo blog www.sposata.blogspot.com.br

Está bem autoexplicativo, e tenho certeza que vocês irão adorar!!!

Para fazer o nome em 3D com cartolina plastificada, clique aqui. (Este tutorial foi feito pelo Inspire sua Festa).

1

27

Passo a passo…

1) A palavra escolhida foi “AMOR” e para começar precisei criar um molde para as letras. Para isso, risquei as letras em quadrados de papel (eu usei papel colorplus porque tinha sobrando em casa, mas pode ser qualquer papel) com 14,8 cm de altura por 14,8 cm de largura e desenhei as letras dentro desse espaço, usando uma régua para traçar as linhas, de modo que elas ficassem com a mesma medida do quadrado de papel. Depois foi só recortar as letras com uma tesoura e os moldes estavam prontos, mas para facilitar a vida de vocês vou deixar o arquivo para download dos moldes aqui, mas vocês também podem imprimir letras grandes com a fonte desejada!!!
2
2) Com auxílio dos moldes eu risquei as letras no papelão, em duplicata, porque eu queria que as letras tivessem um efeito 3D.
3
 3) Para conseguir esse efeito 3D eu precisava de alguma coisa que mantivesse as duas faces de cada letra unidas, porém mantivesse um espaço entre elas. Para isso cortei tiras de papelão com 8 cm de comprimento e 2 cm de largura.  Ao longo dos 8 cm de comprimento eu marquei linhas a cada 2 cm, de forma a dividir cada tira de papelão em 4 quadradinhos de 2 cm x 2 cm, assim:
4
4) Dobrei cada tira de papelão no formato de um cubo com 2 cm x 2 cm. As dobras foram feitas nas linhas riscadas anteriormente e para manter as duas pontas unidas eu usei um pedacinho de fita crepe.
5
 5) Para exemplificar o processo de montagem das letras vou usar a letra “A”, depois é só fazer o mesmo com as outras. Colei (com cola branca) alguns cubinhos de papelão em uma das faces que irão compor a letra A. (Ah… desculpem a mudança de cenário nas próximas fotos, mas essa parte eu fiz em um dia que passei na casa da minha avó, e as fotos estão escuras porque estava de noite e a luz não estava boa)
6
 6) Passei cola branca nos cubinhos e colei a outra face da letra “A” por cima, como se fosse um sanduíche.
7
Vejam como ficou a lateral da letra:
8
 7) Para fechar as laterais e a parte interna das letras eu cortei tiras de papel cartão. Escolhi esse papel por seu resistente, porém mais flexível que o papelão, o que nos permite fazer contornos arredondados com mais facilidade.
9
 8) Usei as tiras para vedar as laterais e a parte interna das letras e para manter as tiras presas eu usei fita crepe.
10
11
12
9) Para dar mais resistência às letras eu as cobri com pequenos pedaços de jornal, os quais fui colando em camadas, usando cola branca. Quanto maior o número de camadas de pedaços de jornal, mais resistente ficará a letra.
13
 10) Esperei a cola secar e apliquei 3 demãos de tinta acrílica branca, com intervalo de 30 minutos entre cada demão. Após a última demão esperei a tinta secar completamente. Obs: Se o tecido escolhido tiver fundo escuro não há a necessidade de tantas demãos de tinta. (Agora de volta ao cenário original, minha casa, rsrs)
14
11) Depois que a tinta estiver completamente seca é hora de forrar as letras com tecido. Vocês podem forrar da maneira que acharem mais conveniente, eu vou mostrar como eu fiz. Comecei cortando um pedaço de tecido com tamanho suficiente para cobrir uma das faces e as laterais da letra.
15
12) apliquei bastante cola branca em uma das faces da letra e colei no verso do tecido, tomando o cuidado de deixar bem lisinho e sem bolhas, pois no final essa será a parte da frente.
16
 
 13) Passei cola em uma das laterais e fixei o tecido. Cortei o excesso de tecido, deixando uma aba de aproximadamente 1 cm, que foi colada na parte de trás da letra.
17
 14) Repeti o processo do outro lado…
18
15) E na parte de cima…
19
16) Fiz o mesmo ao longo de toda a extensão da letra, sempre dobrando e cortando o excesso de tecido e colando as abas na parte de trás, até ficar assim:
20
 17) Para a parte interna da letra eu fiz um pequeno corte (com a tesoura) no pedaço de tecido que estava cobrindo o centro e dobrei o tecido, colando-o na parte interna da letra.
21
18) Para o acabamento dessa região, cortei uma pequena tira de tecido e colei ao longo de toda a parte interna, sempre cortando o excesso e colando as abas na parte de trás da letra.
22
23
19) Para finalizar risquei e cortei a letra “A” no tecido, usando a própria letra que está sendo forrada como molde.
24
20) Passei bastante cola na parte de trás da letra e colei esse tecido recortado no formato da letra para fazer o acabamento.
25
21) Para impermeabilizar usei termolina leitosa, que protege o tecido contra a sujeira e a umidade e impede que ele desfie.
Repeti todas essas etapas com todas as letras. Dá um certo trabalho, mas o resultado compensa, vejam só:
26
Usei quatro tecidos diferentes, em tons de azul, verde e branco… um mais fofo que o outro não acham?
27
Eu queria usar as letras para decorar meu quarto e optei por colá-las em uma parede que estava completamente vazia entre a porta do quarto e a porta do nosso banheiro, vejam só:
29
28
Para colar as letras usei fita adesiva fixa forte, mas se quiserem também podem colocar as letras apoiadas sobre uma prateleira ou algum móvel, pois como elas foram feitas em 3 dimensões elas podem ficar em pé. As noivinhas de plantão podem fazer para o chá, noivado ou casamento e guardar para decorar a casa depois!
E então meninas, o que acharam?! Espero que tenham gostado e que vocês também se aventurem a fazer essas letrinhas… e se fizerem depois venham me contar, ok?!

Gostaram?

Que tal compartilhar em sua rede social?

Faça uma visita e participe da nossa Página no Facebook, onde diariamente traz várias ideias e dicas para este mundo de festas.

Bjs e até a próxima

Ana Paula Novais

Siga-o-inspire-sua-Festa

53 comentários em “Como fazer Nome decorativo em 3D – Passo a passo

  • 17 de setembro de 2015 a 20:27
    Permalink

    Parabéns por compartilhar o seu saber! Adorei!

      

    Responder
    • 23 de setembro de 2015 a 14:53
      Permalink

      Obda pelo carinho Daniela… bjks 😉

        

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 4 =