Festa de aniversário em casa: o antes, durante e depois

Quem nunca imaginou uma festa de aniversário perfeita? A ideia é atraente: convidados se divertindo, criançada feliz e muitos elogios aos anfitriões. No entanto, muita coisa pode dar errado se você não pensar nos detalhes.

Por isso, selecionamos as melhores dicas para ajudar com as três fases importantes de uma festa de aniversário em casa: a preparação, o dia D e um plano de ataque de limpeza para quando a festinha acabar. Leia abaixo!

Antes da Festa

A palavra essencial é “organização”. O segredo é dividir as tarefas entre diferentes dias (e se possível, pessoas) para não ficar sobrecarregada na última hora. Nas duas semanas que antecedem a festinha:

  • Já enviou os convites? Se possível, garanta que os convidados saibam sobre a festa ao menos uma semana antes do dia D – ou até duas.

  • Poucos dias antes da festinha, faça uma limpeza geral, focando nas áreas que os convidados mais vão usar. Reorganize sua sala de estar e também a cozinha de forma a libertar o máximo de espaço possível. No banheiro, certifique-se que as privadas e pias estão funcionando normalmente (aprenda a desentupir pia aqui). E no quarto do pequeno, vale pedir ajuda para o aniversariante decidir quais os brinquedos que ele quer guardar ou exibir.

  • Recrute amigas ou familiares e prepare a decoração, deixando tudo preparado ao máximo possível no dia anterior à festa.

  • Se você for preparar as comidas e/ou o bolo, reserve um dia para isso, já que pode levar um bom tempo. Se for encomendar salgados, peça com ao menos 3 dias de antecedência, e combine de ir buscar ou receber na manhã do dia da festa.

Não esqueça: listas são grandes aliadas na hora de planejar uma festa. Anote tudo que você vai precisar para ter uma ideia clara do que precisa fazer e quando!

 

O Dia D

Chegou o dia da festa, e a palavra da vez é “calma”. Você já se preparou e agora só restam os últimos ajustes. Lembre-se:

  • Deixe o/a aniversariante descansar pela manhã e guardar as energias para a hora da festa.

  • Tenha algumas ideias para brincadeiras, música ou atividades caso as crianças estejam acanhadas.

  • Reúna todos os convidados para cantar o “parabéns a você”. Ninguém gosta de perder o momento mais especial da festa!

  • Divirta-se, mas sempre de olho na criançada para evitar acidentes.

Normalmente os pais notam a hora que as crianças começam a cansar, indicando a hora de ir embora. Mas para evitar uma festa longa demais, não é feio anunciar o horário do final da festa no convite.

Plano de Limpeza

Agora que a festa acabou, você pode respirar aliviada. Não tenha pressa ao limpar – se estiver cansada, descanse: as maiores preocupações já passaram.

  1. Utilize sacos de lixo grandes. Se você utilizou pratos e copos descartáveis, e talheres de plástico, essa parte será fácil: basta colocar tudo para dentro dos sacos de lixo.

  2. Limpe as superfícies primeiro: mesas e balcões, por exemplo. Assim você não corre o risco de sujar o chão logo após limpá-lo.

  3. Depois foque nos pisos, seja com aspirador para carpetes ou escova e pano úmido para outros pisos.

  4. Por últimos, faça uma limpeza completa no banheiro utilizado para a festa, e torça para não precisar desentupir pia ou privada novamente!

Pronto – agora você já sabe no que focar antes, durante e depois de uma festa de aniversário em casa. Parabéns para o aniversariante e para você! Depois, não se esqueça de me contar nos comentários como correu!

Gostaram?

Que tal compartilhar em sua rede social?

Faça uma visita e participe da nossa Página no Facebook, onde diariamente traz várias ideias e dicas para este mundo de festas.

Bjs e até a próxima

Ana Paula Novais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *