Como Dar uma Grande Festa

Parte 1 de 3: Quem, o Quê, Quando, Onde e Por Quê

Pense no motivo da festa. Ela será para comemorar um aniversário ou um feriado, como a véspera de Ano Novo ou Dia das Bruxas? Ou você só quer fazer uma festa em casa na sexta-feira à noite para se reunir com os amigos? Coisas a considerar: idade, decoração, vestimenta, localização, alimentos, bebidas, quem e quantas pessoas convidar.

  • Festas de aniversário: Alguns exemplos de idades proeminentes de se comemorar com uma grande festa são: 10-12, 16, 18 e 21.
  • Festa de feriado: Essas festas estão centradas perto ou junto de feriados nacionais. A Véspera de Ano Novo, Halloween, etc, são os feriados mais comemorados com festas!
  • Pós-festa: Uma pós-festa é apenas isso: uma festa depois de um concerto ou show.
  • Festa para solteiros: Essa festa é para os solteiros que desejam conhecer alguém!
  • Festa esportiva: Uma festa esportiva é muitas vezes celebrada no dia de uma final mundial ou durante certas épocas esportivas.
  • Festa em casa: A festa em casa é algo simples e descontraído com seus amigos. Esse tipo de festa é geralmente na sexta-feira e no sábado à noite.

Fonte da foto: http://lappetitbuffet.blogspot.com.br/

  • Considere a idade dos convidados. Para cada tipo de festa, é importante ter em mente a idade e atitude de cada pessoa. Por exemplo, uma festa de aniversário para alguém de 16 anos é muito diferente de uma festa de solteiro ou de Ano Novo. A festa para alguém menor de idade deve ser bem organizada, sem apelo sexual e com várias atividades divertidas para fazer.
    • A idade dos participantes deve determinar quase tudo. É preciso pensar em coisas divertidas para os convidados fazerem, especialmente se forem crianças. Quanto mais jovens forem os convidados, menos tempo deve ter a festa.
  • Pense sobre o local. Considere onde vai ser a festa. Algumas opções incluem sua casa, a casa de um amigo, em algum lugar ao ar livre, em um bar ou clube, em um restaurante, etc.
    • Se você for dar a festa em uma casa, certifique-se de que os vizinhos não vão se importar com a música alta ou com a grande movimentação de pessoas.
    • Se for dar uma festa em um estabelecimento, como um bar, clube, restaurante, parque de diversões ou em qualquer outro lugar desse tipo, ligue com antecedência para perguntar sobre o número máximo de convidados permitidos e para reservar o local.
  • Faça sua lista de convidados. Você deve convidar seus amigos mais chegados antes daqueles que forem apenas conhecidos. Se quiser que a festa seja grande, permita que cada convidado possa trazer um acompanhante. Essa também é uma ótima maneira de conhecer novas pessoas.
    • Se seus familiares forem comparecer à festa, convide apenas seus amigos mais chegados, a menos que seus familiares sejam da mesma idade que os convidados. Você não irá gostar de ter que explicar para a sua avó que há muitas pessoas que você não conhece na festa.
  • Escolha um número máximo para a lista de convidados. A menos que você conheça muitas pessoas, a festa deve ser relativamente pequena para que você não tenha que se preocupar. Caso conheça muitas pessoas, digamos 30, tente manter a lista nesse número. Festas com mais de 30 pessoas tendem a sair de controle. Para ajudar com essa situação, peça para alguns amigos lhe ajudarem a manter a festa organizada.
    • Quanto maior for à festa, mais ajuda irá precisar. Peça a alguns amigos para ajudá-lo com a arrumação e limpeza, ou para que cada convidado leve alguma coisa para que seu bolso não fique prejudicado.
Parte 2 de 3: Planejando as Coisas Essenciais da Festa
  1. Decida se a festa deve ter um tema. Festas temáticas fazem com que os convidados se sintam mais confortáveis e incluídos no grupo. Às vezes, quando a pessoa não sabe o que vestir para uma festa, ela tende a se sentir um pouco desconfortável. Além disso, festas temáticas são divertidas! Se estiver dando uma festa de feriado, peça a seus convidados para se vestirem de acordo com o feriado. Se for um aniversário, considere temas comuns, como anos 80, festa preto e branco, baile de máscaras, faroeste, etc.
    • Se a festa for acima de 18 anos, elabore uma festa a fantasia de trajes sensuais.
  2. Organize a comida. A comida de festa geralmente consiste de doces e salgadinhos. Alimentos comuns são bolos, sorvetes, batatas fritas, cachorro quente, pão com carne louca, doces e salgados, como coxinha e quibe. Mas é claro que você pode alternar de acordo com o motivo da festa. Seja criativo!
    • Muitas pessoas usam uma festa como uma desculpa para se vestirem elegantemente. Se o evento for formal, ninguém irá querer esses alimentos processados. Nesse caso, considere comprar diferentes tipos de queijo, pães e legumes.
  3. Não se esqueça das bebidas! Quando se pensa em bebidas de festa, você provavelmente pensa em cerveja e refrigerantes, mas não precisa ser apenas isso. Você também pode ter ponche de frutas, água, batidas, vinho e caipirinha. Apesar de a cerveja ser possivelmente a bebida alcoólica mais barata, todas essas opções são ótimas para uma festa.
    • Se houver bebida alcoólica na festa, seus convidados são sua responsabilidade. Você deve garantir que eles tenham como voltar para casa e principalmente que eles não irão dirigir. Tenha muita água e outras bebidas sem álcool para incentivar as pessoas a não ficarem chapadas.
  4. Compre decorações. As decorações devem ser baseadas no tema e motivo da festa. A maioria das decorações pode ser encontrada em uma loja de artigos para festa ou na internet e são relativamente baratas. Quanto mais, melhor. Se os convidados se sentirem como se realmente estivessem na década de 80, eles irão se divertir ainda mais.
    • Se o lugar for difícil de encontrar, compre também placas para que as pessoas possam encontrar o local sem nenhuma dificuldade. Você também pode iluminar o caminho com luzes ou tochas.
  5. Prepare todos os suprimentos. Você já escolheu a comida, as bebidas e a decoração, o que mais?
    • Para começar, você irá precisar de recipientes para manter os alimentos e as bebidas frescos e à temperatura desejada. Mantenha os alimentos em bandejas, taças e pratos grandes, onde os convidados possam pegar facilmente.
    • As bebidas devem estar geladas e em um local de fácil acesso. Invista em um cooler para colocar os refrigerantes e as cervejas de latinha, ou em um refrigerador de vinho.
    • Se tiver um barril, peça para dois amigos se revezarem enchendo o copo das pessoas.
    • Considere comprar copos, pratos e talheres de plástico. Tente não usar os utensílios de porcelana favoritos de sua mãe, pois alguém pode acabar quebrando algo.
    • Comprar facas, garfos e colheres de plástico são ótimos, pois eles podem ser reciclados posteriormente.
    • Outros suplementos são: uma lata de lixo grande e baldes cheios de água, ou vários cinzeiros, para os cigarros, caso contrário, os convidados irão deixar as bitucas de cigarro por toda a casa e quintal.
  6. Planeje algumas atividades. Assim que os convidados chegarem, eles irão admirar seu traje, a decoração, as opções de alimentos e bebidas, mas depois eles irão querer algo para fazer. Aqui estão algumas ideias para começar a festa:
    • Mesa de bilhar (caso tenha uma).
    • Um alvo e dardos.
    • Mesa de ping-pong.
    • Mesa de beer pong (os participantes tentam acertar as bolas de ping-pong dentro de copos de plástico).
    • Música e uma área reservada para dançar.
    • Se tiver uma piscina, ou banheira de hidromassagem, mantenha-a limpa e funcionando.
    • Há outras atividades para fazer que não envolvam jogos. Tenha-os em mente para quando, e se, a festa ficar chata.
  7. Escolha as músicas certas. Uma das perguntas mais importantes é a respeito da música da festa. Contrate um DJ ou peça a um amigo para cuidar disso, caso aja uma grande quantidade de pessoas. No entanto, com a tecnologia atual você mesmo pode baixar as músicas e colocá-las para tocar em seu notebook.
    • Pense sobre o que a maioria dos convidados gosta de ouvir. Ou, toque diferentes tipos de canções ao longo da noite, caso eles sejam bem ecléticos. Músicas populares em festas geralmente são rap, hip-hop, eletrônica, funk, pagode e basicamente qualquer coisa que tenha uma batida legal para dançar.
Parte 3 de 3: Mantendo a Energia Para Cima
  1. Prepare sua casa, se for o caso. Convidar 30 pessoas para beber e se divertir em casa é provavelmente uma boa razão para colocar todas as coisas quebráveis no sótão. Qualquer coisa que você não deseja que as outras pessoas toquem, mexam ou que seja fácil de quebrar deve ser escondida. Feche as portas dos cômodos e quartos que não quer que ninguém entre, limpe o banheiro e deixe a casa pronta para a festa.
    • Deixe os sacos de lixo e materiais de limpeza prontos para o caso de precisar.
    • Tenha diferentes opções de jogos e de música para o caso dos convidados não terem curtido a sua primeiro opção.
  2. Deixe tudo arrumado. Chame alguns amigos para ajudar a preparar a casa para a festa. Essa também é uma vantagem para quando os convidados começarem a aparecer; pois parecerá que as pessoas já estão lá e no caso de alguém convidado não tão conhecido chegar cedo, a situação não será embaraçosa. Direcione todo convidado que chegar para a área de alimentos, bebidas e entretenimento. Você deve deixá-los confortáveis logo de cara.
    • Se misture para conhecer pessoas que não conhece muito bem. Se houver álcool na festa, certifique-se de que todos que desejam beber estejam com uma bebida na mão. Deixe a música em um volume que as pessoas ainda possam ouvir umas as outras.
  3. Mantenha os convidados felizes. Introduza aqueles que não se conhecem para que a festa não vire uma panelinha. Você também pode começar a festa com atividades e aumentar a música para criar uma atmosfera de festa. Observe o consumo de álcool de cada um para impedir que alguém exagere. Para os grupos que não se conhecem, pode ser necessário que você inicie as conversas. É por isso que você é o anfitrião!
    • Se a festa começar a ficar calma, não hesite em encerrá-la. Basta começar a limpar e dizer às pessoas obrigado por terem vindo e elas irão entender o recado. Caso não se toquem, apenas diga que a festa acabou!
    • Certifique-se de que todo mundo chegou em casa bem. Será que eles têm seu número de telefone? Eles estão bem para dirigir? Alguém precisa de uma carona? Se alguém não puder dirigir, você tem um sofá ou uma cama onde ela possa dormir?
  4. Peça ajuda aos outros para limpar. Se toda sua sala estiver cheia de latas de alumínio e pratos de plástico, você tem mais do que direito de pedir a seus convidados para lhe ajudarem a limpar. Isso também é a bagunça deles! Peça para seus amigos ajudarem e que você fará o mesmo por eles quando forem o anfitrião da festa!
Dicas
  • Tenha amigos na festa para ajudá-lo a manterem um olho nos convidados enquanto você estiver ocupado em outro lugar.
  • Não se esqueça de se divertir acima de tudo.
  • Bloqueie ou feche certas partes da casa que não deseja que os convidados entrem.
  • Limpe qualquer sujeira imediatamente.
  • Fique sóbrio ou peça ajuda de amigos que não irão beber para que possam manter a festa sob controle.
  • Se a festa for temática, se vista de acordo! Se você se produzir para a festa, seus convidados irão se sentir mais a vontade com suas próprias roupas!
  • Deixe bebidas armazenadas ou separe um dinheiro para comprar mais no caso do barril secar ou as latinhas acabarem.
  • Deixe o ar condicionado ligado. Como haverá um grande número de pessoas na festa, elas irão querer ter ar suficiente para respirar.
Avisos
  • O álcool tira as inibições das pessoas e faz que seja fácil da festa sair do controle.
  • Convidar pessoas estranhas para a festa é arriscado porque você não conhece o comportamento delas.
  • Música alta e álcool geralmente geram queixas dos vizinhos, caso não tenha dito a eles sobre a festa. Nesse caso, a polícia irá bater à sua porta para pedir que abaixe o som.
Materiais Necessários
  • Uma casa ou estabelecimento
  • Decorações e lembrancinhas
  • Comida
  • Refrigerantes/Bebidas alcoólicas
  • Pratos e copos de plástico
  • Utensílios de plástico
  • Lixo
  • Baldes grandes com água ou vários cinzeiros
  • Tigela de ponche
  • Mesa para os alimentos e as bebidas
  • Coller grande
  • Gelo
  • Computador com alto-falantes ou um sistema de som estéreo
  • Área para dançar
  • Mesa de sinuca (opcional)
  • Mesa de Ping-Pong ou Beer pong (opcional)
  • Alvo e dardos (opcional)
  • Piscina ou banheira de hidromassagem (opcional)

Fonte http://pt.wikihow.com/Dar-uma-Grande-Festa

Gostaram?

Que tal compartilhar em sua rede social?

Faça uma visita e participe da nossa Página no Facebook, onde diariamente traz várias ideias e dicas para este mundo de festas.

Bjs e até a próxima

Ana Paula Novais

Siga-o-inspire-sua-Festa

4 comentários em “Como Dar uma Grande Festa

  • 5 de junho de 2015 a 2:07
    Permalink

    Gostei de todas suas idéias, voce poderia me mandar umas novas idéias com o tema da fazendinha 1 ano menino? Desde já agradeço

      

    Responder
  • 25 de fevereiro de 2015 a 17:20
    Permalink

    Gostaria de saber pra festa de 1ano.
    Dicas: Comidas, bebidas e brincadeira? Por favor
    Abraços.

      

    Responder
  • 13 de janeiro de 2015 a 15:08
    Permalink

    Adorei as dicas de voces, mas irei fazer uma festa a fantasia para 100 pessoas e estou totalmente perdida, nao sei o que fazer, gostaria muito de saber se voces poderiam me ajudar a organiza-la.
    Atenciosamente Caroline.

      

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + seis =