21 ideias de brincadeiras para festa infantil que a criançada adora

Todo mundo sabe que preparar festinha de criança exige uma boa dose de organização e planejamento: escolher o tema, enviar os convites dos amiguinhos, armar a decoração, reservar o local, encomendar ou fazer comidas e lembrancinhas

Mas em meio a tantos preparativos (e gastos), o que muitos papais e mamães esquecem é que para o evento ser realmente inesquecível também é preciso preparar com antecedência jogos e brincadeiras para animar a festinha de aniversário.

Pensando nisso, fizemos uma lista com 21 dicas de brincadeiras para festa infantil para todas as idades que prometem fazer sucesso entre os pequenos convidados sem pesar no bolso dos adultos. Confira a seguir!

  1. Fantoches. Acalmar as crianças com um show de fantoches pode ser um momento de lazer e entretenimento para todos convidados. Seja recriando contos de fadas ou outras histórias infantis, os mais novinhos vão adorar assistir a uma peça de teatro desenvolvida especialmente para eles. Lembre-se de criar interatividade, fazendo com que os bonecos falem diretamente com as crianças ao longo da brincadeira.
  1. Pintura. Tintas, aquarela, pincéis, folhas sulfite e telas em branco ou aquelas que já vem com um desenho a ser pintado podem ser colocados em um canto da festa, para as crianças soltarem a criatividade. Os livros de pintura, que viraram uma febre entre adultos, podem ser colocados à disposição da criançada. Uma ótima forma de reaproveitar as folhas que não foram usadas! Atenção para disponibilizar somente tintas atóxicas e que saiam facilmente com água.
  1. Massa de modelar. Brincar de modelagem de massinha é interação entre a criançada. Seja para desenvolverem objetos ou apenas relaxar após a comilança, é ideal, especialmente para os pequeninos. Os organizadores da festa podem, inclusive, já eliminar a ideia de lembrancinha, oferecendo um pacote de massa de modelar a cada convidado assim que chegam. Dessa forma, eles terão algo feito por eles mesmos para levar para casa.
  1. Esconde-esconde. A brincadeira do tempo dos pais, é diversão até para bebês, que adoram quando os adultos se escondem atrás de um lenço ou brincam de falar: “achou”. No entanto, em uma festa infantil, é preciso fazer uma bagunça organizada. Indicada para crianças a partir de dois anos, é interessante delimitar um espaço para a brincadeira, caso a festa aconteça em um ambiente aberto.

Brincadeiras para animação de festa infantil: 3 a 4 anos

  1. Campeonato de bola de chiclete. A criançada adora participar de competições, ainda mais quando se trata de um campeonato para ver quem faz as maiores e mais coloridas bolas de chiclete. Para não desesperar os outros pais, é sempre bom ter à mão algumas dicas de como tirar chiclete da roupa.
  1. Oficina de artesanato. A oficina de artesanato é a criação de um espaço da festa reservado somente para as crianças artistas. Argila, papeis para dobradura, cartolinas, miçangas e outros objetos recicláveis podem ser colocados à disposição da criançada, que poderá se divertir inventando suas próprias obras de arte. Evite objetos pequenos e cortantes, para que elas não corram o risco de se machucar.
  1. O mestre mandou. Cada Mestre terá apenas 5 minutos de liderança, para que todas as crianças possam ser líderes. A ideia é que todos os outros sigam o que o mestre mandou. Para evitar da brincadeira virar bagunça, você pode criar regras como îmite uma galinha” ou “pule num pé só por 1 minuto” e deixá-las prontas num saquinho para serem sorteadas.
  1. Karaokê. Em tempos de internet, não é mais preciso ter uma máquina de karaokê para se aventurar como cantor. É fácil encontrar vídeos no YouTube com somente as letras da música e pode ser uma diversão para todos os convidados, que podem se tornar jurados da voz da criançada.
  1. Quem sou eu? Coloque todas as crianças em uma roda e, uma delas, deverá ter um papel na testa com o nome de uma personagem. Todos da roda deverão dar dicas sobre quem é a pessoa que está escrita no papel, sem que o que tiver o papel colado na testa saiba. Deverá ser usada somente uma palavra para descrever o personagem, até que a pessoa adivinhe quem ela é. Também podem ser usados nomes de objeto, filmes e famosos.

Brincadeiras para festa de aniversário infantil: 5 a 6 anos

  1. Dança das cadeiras. A brincadeira da dança das cadeiras é antiga, mas segue divertindo os pequenos até hoje. Coloque um número contado de cadeiras, ligue uma música por tempo limitado e, ao parar, todos devem estar sentados. Somente quem estiver sentado pode seguir na brincadeira.
  1. Pinhata. Balas, doces e até mesmo brinquedos podem ir parar dentro de uma pinhata. Para quem não quer se arriscar a fazer uma pinhata artesanal, que tal criar diversas com bexigas? Escolha bexigas escuras, para que as crianças não vejam o prêmio dentro delas.
  1. Faz de conta. Enquanto nós brincávamos de escola, casinha e restaurante, as crianças de hoje em dia podem apelar para jogos eletrônicos, em que elas controlam a vida de personagens ou criam cidades. O jogo de faz de conta pode envolver a imaginação da criançada: faz de conta que estamos em uma floresta ou faz de conta que todos estão em uma escola. A ideia é dividir a criançada em dois grupos. Cada grupo deverá desenvolver um mundo fantasioso e que cada cenário dure apenas 10 minutos. Ao comando do grupo, todos deverão embarcar na fantasia.
  1. Gincana. Composta por uma série de atividades, brincar de gincana pode ser uma forma de unir a criançada, quando nem sempre todos os convidados da festa se conhecem. O ideal é dividir as crianças em dois grupos e apresentar uma lista de atividades a serem cumpridas: montar um quebra-cabeça, pintar um desenho, descobrir os 7 erros de um desenho, completar um jogo de amarelinha e encerrar uma partida de jogo da velha podem ser algumas das atividades da gincana, e o grupo vencedor poderá ganhar um prêmio.
  1. Mímica. O jogo de adivinhações poderá envolver adultos e crianças. O importante é se divertir. Escolha os convidados que querem participar e divida-os em dois grupos, selecionando um tema e partindo para a mímica. Cada grupo deverá selecionar uma dupla por vez, que vai interagir com gestos para que o grupo rival tente acertar sobre o que estão falando. Podem ser filmes, personagens, objetos, emoções e até brincar de imitar um dos convidados.
  1. Pique-bandeira. Crianças cheias de energia amam correr. Algumas são mais esportistas do que outras, mas o jogo de pique-bandeira pode ser divertido até para as que não gostam muito de se envolver com bolas e exercícios. Divida a criançada em dois grupos. Cada time terá uma bandeira e deverá proteger o objeto o máximo possível. Quem conseguir roubar a bandeira do time adverso primeiro, ganha o jogo.

Brincadeiras para fazer em festa infantil: 7 anos em diante

  1. Jogos de tabuleiro (*ver classificação etária dos jogos). Disponibilizar jogos de tabuleiro é uma forma de reunir a criançada em um mesmo objetivo. Cartas, jogos de construção, Jenga, Banco Imobiliário e até mesmo os mais antigos, como xadrez e damas pode ser uma ótima opção de lazer.
  1. Show de talentos. A criançada adora imitar seus ídolos. Sejam cantores, atores ou recriando cenas de suas novelas favoritas. O show de talentos é uma ótima oportunidade de os pais conhecerem esses lados de seus filhos, além de fazer com que as crianças interajam entre si.
  1. Masterchef. Mexer com culinária é sempre uma atividade divertida. Montar um cantinho da culinária e preparar algum prato doce ou salgado, ou mesmo deixar a criançada criar ou decorar docinhos pode ser uma forma de entreter os pequenos. Disponibilize confeitos, chocolates, e outros itens comestíveis para que os pequenos possam se divertir, como balas e chicletes. Pequenos aventais também devem ser utilizados para evitar a sujeira e acidentes, especialmente para quem não sabe como tirar chiclete da roupa comprada especialmente para o dia.
  1. Quiz. O jogo de perguntas e respostas deverá ser sobre temas que todas as crianças da festa tenham conhecimento. Por exemplo: quantos brigadeiros têm em uma bandeja ou qual é o personagem tema da festa. A ideia é que os pais façam perguntas às crianças e, o time que acertar mais perguntas, seja o time vencedor.

Gostou das nossas sugestões? Não esqueça de deixar seus comentários sobre como foi a sua festa e também as suas sugestões e ideias de brincadeiras para festa infantil!

Gostaram?

Que tal compartilhar em sua rede social?

Faça uma visita e participe da nossa Página no Facebook, onde diariamente traz várias ideias e dicas para este mundo de festas.

Bjs e até a próxima

Ana Paula Novais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *