O que é Festa Afetiva

Afeto é quando você possui afeição por algo: animal, objeto ou pessoa.

Sabendo disso a festa afetiva tem o objetivo de expressar na decoração toda essa afeição, esse amor, através de elementos artesanais, feitos em casa e pela família, como por exemplo bolos, docinhos, lembrancinhas, itens da decoração e etc.

A festa afetiva resgata aquela simplicidade das festas feitas em casa, tornando-a uma festa única, exclusiva e especial, e ficando na memória do próprio aniversariante.

Dessa forma são festas que não possuem ostentação, glamour, e sim um conceito minimalista, resgatando um pouco das festas de antigamente, até mesmo quando se trata de brincadeiras, deixando as crianças mais livres para se divertirem e criarem as próprias brincadeiras, assim como antigamente.

Imagem do site As Maricotas (Kareline – 2 anos)

Por se tratar de uma festa intimista, feita num ambiente familiar, os convidados são os entes queridos e pessoas mais próximas daquela família. O legal disso é que você consegue dar mais atenção aos seus convidados.

“Eu particularmente, lembro muito bem da preparação da minha festa de 7 anos no tema Moranguinho, onde me recordo sentada no sofá com minha mãe fazendo lembrancinhas de isopor, embrulhando as balinhas de coco com papel rococó e colocando-as no suporte de balas também de isopor. Compramos uma caixa surpresa decorada de isopor que imitava um bolo no tema da Moranguinho e uma tia fez o famoso bolo surpresa (aquele embrulhado com papel laminado), o qual estava simplesmente maravilhoso. Quanto aos convidados: avós, tios, tias, primos, e pessoas mais intimas da família. Foi tudo simplesmente maravilhoso”

Conclusão dessa história: a festa afetiva que tem o objetivo de fazer esse resgate na memória, cumpriu seu papel, pois além de ter sido especial, na época “eu” com apenas 7 anos pude ajudar minha mãe na organização e criação, também tivemos algumas pessoas da família envolvidas, ficando registrada na minha memória de uma forma tão carinhosa, que até hoje lembro de muitos detalhes.

“Nada impede, você mamãe, que contrate uma decoradora para organizar essa festa, dentro do conceito de festa afetiva, pois, compreende-se que às vezes o corre corre da vida, acaba não tendo tempo para organizar. “

Além disso, como envolve afeto por algo, também temos a opção de fazer uma festa afetiva usando os próprios brinquedos, objetos, pelúcias, bonecas e bonecos do aniversariante para compor a decoração, itens que possuem valores notáveis para o mesmo, em se tratando de festa infantil.

Ademais, é uma ótima opção para quem quem gosta de fugir dos temas tradicionais, ou seja, dos temas prontos que acabam deixando as decorações iguais e sem personalidade.

Por exemplo: numa festa com o tema “Festa dos Personagens”,  quando a criança gosta de vários personagens e não decide apenas um personagem para o tema,  você pode usar os brinquedos, bonecos, pelúcias, carrinhos para compor a decoração, da mesma forma para uma festa com o tema “Super heróis no resgate da Princesa Elsa”.

Portanto, conclui-se que podemos organizar uma festa infantil simples, em casa, gastando pouco, com muito amor e com a certeza de que todos irão se divertir pelo simples fato de estar celebrando a vida, rodeados de entes e amigos queridos!

O conceito de Festa Afetiva foi criado pela decoradora Tathyana Abreu

Texto: Ana Paula Novais

Fonte: Festeirice
Fonte: https://es.pinterest.com/pin/3166662208765064/
Fonte: http://delas.ig.com.br
Fonte: Mini Mimo Festas
Fonte: www.talithacicon.com.br
Fonte: https://br.pinterest.com/pin/194569646375325944/
Fonte: www.moms.inspireblog.com.br
Fonte: CMK Arte em Eva

Gostaram?

Que tal compartilhar em sua rede social?

Faça uma visita e participe da nossa Página no Facebook, onde diariamente traz várias ideias e dicas para este mundo de festas.

Bjs e até a próxima

Ana Paula Novais

6 comentários em “O que é Festa Afetiva

  • 24 de abril de 2017 em 17:38
    Permalink

    Obrigada pela citação sobre o conceito de Festa Afetiva. É muito importante resgatar o valor das coisas mais simples da vida por meio do festejar.
    Bjs

      

    Resposta
    • 9 de junho de 2017 em 20:10
      Permalink

      Que bom que gostou. O conceito realmente é bem interessante. Bjs e sucesso sempre

        

  • 19 de abril de 2017 em 22:44
    Permalink

    Adorei Adorei​Adorei​ as ideias

      

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *