Festa infantil sustentável? É possível sim!

Com pequenos ajustes, você já consegue montar uma festa ecologicamente correta e muito divertida 

O conceito de sustentabilidade está cada vez mais presente no nosso dia a dia e a tendência é que ele continue se expandindo para as mais diversas esferas. Por isso, nada mais natural que o tema aparecesse também nas festas infantis, eventos que costumam produzir uma grande quantidade de materiais descartáveis. Afinal, a reciclagem, a coleta seletiva e a preservação do meio ambiente são temas de devem ser trabalhados desde a infância.

Para quem deseja investir na tendência, as irmãs Adriana e Mariana Perylo, à frente da Perylampo Festas, dão algumas dicas básicas e indispensáveis para fazer bonito na festa da criançada. A primeira delas, de acordo com Mariana, é uma das mais importantes e simples de se conseguir: troque os pratos e talheres de festa tradicionais por aqueles feitos com materiais biodegradáveis, como o papelão. “Fuja do plástico e isopor, pois não são nada ecológicos. Caso sinta falta da diversidade de cores do material, existem tintas à base de água que são ótimas para pintar. Além disso, o papel crepom é uma forma bem fácil de dar cor às coisas”, ensina.

Vale, inclusive, usar materiais que já fazem parte da rotina para decorar a festa. Garrafas pet, latas de alumínio e, até mesmo, rede de frutas viram acessórios super criativos e podem servir, ainda, como embalagem, lembrancinhas e recreação da festa. Garrafas de refrigerante, por exemplo, dão ótimos jogos de boliche, basta usar a criatividade e evitar o desperdício.

Os convites também podem ganhar nova roupagem com papel reciclável, para transmitir aos convidados a identidade da festa, ou até ser enviado virtualmente por e-mail. Já para as lembrancinhas, a dica de Adriana é apostar na inovação. “Presenteie os convidados com sementes para serem plantadas em casa, ou distribua ecobags decoradas com o tema da festa para que as crianças montem suas próprias sacolinhas”, sugere.

Na hora das brincadeiras, evite dar vez aos videogames ou qualquer tipo de brinquedo eletrônico para não quebrar o clima da cerimônia. No lugar disso, aposte em gincanas e brincadeiras em grupo, como pular corda, oficina de desenho, telefone sem fio (feito com latinhas reaproveitadas) e disponibilize algumas tintas e fantasias para os pequenos soltarem a criatividade sem ficar tão dependentes da tecnologia.

Por fim, vale, também, distribuir algumas cestas de coleta seletiva pelo espaço, que podem ser criadas por você, ou pelas próprias crianças. Basta pintar algumas caixas de papelão com cores diferentes e especificar que tipo de lixo deve ser jogado em casa uma delas.

Pauta enviada pela Manu Ferreira da 4Comunicação

Gostaram?

Que tal compartilhar em sua rede social?

Faça uma visita e participe da nossa Página no Facebook, onde diariamente traz várias ideias e dicas para este mundo de festas.

Bjs e até a próxima

Ana Paula Novais

Siga-o-inspire-sua-Festa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco + vinte =