Entrevista com a Lilian Ruas da Tribo da Festa

Hoje trago para vocês uma entrevista exclusiva com a Lilian Ruas, proprietária da Tribo da Festa.

Uma pessoa cheia de energia positiva e que ama compartilhar seus ensinamentos!

Vamos conferir?

1) Fale um pouco sobre você, vida pessoal.

Meu nome é Lilian Ruas, tenho 49 anos, sou mãe da Rafaela ( que mudou minha vida profissional) e esposa do parceiraço João , comilona de brigadeiros e festeira de nascença. A casa dos meus pais sempre foi ponto de encontro para familiares e amigos, perfumada  com bolo e molho de tomate,  muita música, familiares e amigos comemorando datas especiais ou não; era um ponto de encontro. Cresci nesse ambiente. Festa faz parte do meu D.N.A.

2) Como e quando surgiu a Tribo da Festa?

Quando a Rafaela nasceu, tínhamos uma vida financeira muito difícil. Cheia de um amor que transbordava,  olhava minha bebê e pensava : “quero dar uma vida de possibilidades para essa menina”. E passei um ano imaginando o que poderia fazer profissionalmente para alcançar esse objetivo. Nesse tempo, fiz seu batizado e 1º aniversário, ambos um sucesso! Então caiu a ficha ! Estava tão claro e eu não via: tinha nascido para fazer FESTAS ! Foi assim que a Tribo surgiu há 16 anos.

3) Quando você descobriu esse dom para decoradora e organizadora de festas infantis?

Desde pequena sou muito arteira, falante e criativa. Adoro trabalhos manuais (pinturas, artesanato em geral, desenhos, corte e costura, etc)! Inspiro-me no dia a dia, na natureza e sua paleta linda de cores. Como não tinha muita grana, aprendi a trabalhar com o que tinha e isso desenvolveu minha criatividade. Comecei a montar mesas misturando peças nobres de porcelana e caixas de papelão, e funcionou! A decoração é um talento, um dom que pode ser melhorado e muito com estudo, pesquisas, testes e uma dose de ousadia. Coragem para fugir do lugar comum, testar materiais inusitados, inventar ! Assim descobri  que o diferente agrada e muito!

4) Antes de criar a Tribo da Festa, você já trabalhava com decoração?

Antes da Tribo trabalhei dando aulas ( era professora), depois com recreação para empresas ( fiz educação física na faculdade) e na sequência numa confecção familiar onde fiquei 12 anos. Como não gosto de roupas (rs), fazia a vitrine da loja, moldes malucos, aprendi a costurar e consertar todas as máquinas, atendia super bem os clientes, minhas funções tinham a ver com minha personalidade e habilidades.

5) Fale alguma coisa interessante, ou que foi muito desafiadora ou diferente que precisou produzir.

Todas as mesas são desafiadoras porque não repetimos, são únicas. Lido com sonhos , respeito as expectativas do cliente, procuro agradar ao máximo!

No “Mágico de Óz”, a aniversariante pediu um arco íris de balões e o caminho de tijolos amarelos. Missão dada e cumprida! Que delícia o abraço que ganhei quando ela viu a mesa! Não tem preço!

O tema “Buuu um chamado para a aventura” foi dificílimo pelo inusitado dos elementos ( Instituto Butantã, cobras, crianças em bicicletas, fantasmas, aventura). Após buscar inspirações no seriado que assisti várias vezes, enviei  as primeiras fotos para aprovação e a cliente  odiou a mesa. Disse que não tinha nada a ver com o tema, que eu não sabia nada sobre o assunto. Levei um susto!  Remontei seguindo suas orientações mas, para surpresa minha, ela pediu a primeira montagem e disse que estava tudo lindo! Foi aí que explicou que ao receber as fotos estava dirigindo, sem óculos, não tinha enxergado direito.

6) Você também ministra cursos. Como e quando surgiu essa ideia?

Sou educadora. Toda minha vida escolar foi focada nisso. Eu trabalho modelando e ensinando minha equipe numa troca constante de perguntas e respostas, nunca chego com a solução pronta. Dizem que perto dos 50  escolhemos fazer o que gostamos… Então decidi compartilhar tudo que aprendi nesses 16 anos à frente da Tribo da Festa. E comecei a dar cursos ensinando TUDO TUDINHO! Que delícia!

Acredito que quanto mais vc for capaz de ajudar as pessoas a ter sucesso, mais sucesso vc terá. É assim que trabalho contente.

7) Além dos seus cursos, você também está gravando para o canal EDUK, como surgiu essa oportunidade?

Ano passado, ao resolver ministrar cursos, queria compartilhar saberes com o maior número de pessoas, preferencialmente as que buscassem acesso à informações de excelência. A eduK tem essa missão: levar conhecimento de qualidade para o mundo todo, basta estar conectado. Achei lindo! Senti muita vontade de trabalhar numa empresa bacana assim e enviei uma mensagem pelo “fale conosco”. Fui buscar a oportunidade, acreditei!  Um tempo depois me chamaram, começaram as entrevistas e fui aprovada. Em seis meses escrevi três cursos: “Festas Infantis: da organização à decoração”, “Balões e Fundos de Mesa” e “Festas infantis ao ar livre”. Sucesso! Gratidão pela oportunidade de compartilhar.

8) Fale um pouco sobre sua fanpage “Dicas para festeiras” que atualmente está com mais de 60.000 seguidoras.

O mercado mudou e nossa decoração ficou ultrapassada, antiga, comum. Comecei então a pesquisar, estudar  e tudo que ia aprendendo, salvava nessa página que chamava  “Dicas de produtos e serviços para festa”. Era aberta e outras pessoas começaram a acompanhar. Eu aprendia e ensinava, aprendia e ensinava, uma delícia!

A página cresceu na velocidade da fome que eu tinha de novidades: rapidamente! Virou “Dicas para Festeiras”,  com canal no Youtube e oficialmente minha empresa de cursos presenciais em todo Brasil.

9) Fale também sobre seu grupo no Facebook “Festeirices com Lilian Ruas“.

Eu recebia muitos convites de amizade em meu facebook pessoal, então resolvi criar o grupo para poder conversar com tantos novos amigos. Formou-se uma turma do bem! Trocamos informações, apoio e ajuda mútua. É muito xodó. Aprendo muito!

10) Você é uma profissional muito ocupada e muito requisitada, como consegue tempo para administrar tudo isso?

Não sei. Rs. Coloco muito amor, o tempo rende! Rs. Sou muito esforçada. Começo a trabalhar 6h30 e não tenho hora para terminar. Finais de semana inclusos nesse pacote. A crise modificou meus planos de aposentadoria. Agora só Deus sabe quando esse ritmo diminuirá.

11) Qual dica você daria para as pessoas que pretendem iniciar nesse ramo de festas?

Estudar ! Alimentar-se de informações! Pesquisar no Pinterest, Google, Instagram. Acompanhar páginas e blogs bacanas como o “Inspire sua Festa” que ensinam muito! Seguir decoradoras com quem se identifica. Fazer cursos. Para ter sucesso é preciso aprender e estar antenado.

12) Se considera feliz e realizada no que faz?

Muito feliz! Eu trabalho contente. Sou uma pessoa leve, animada, tenho verdadeiro prazer com o que faço.

Fico realizada com as festa que entrego, com pessoas que ajudo e com os alunos que oriento e confiam em mim. Mas ainda há tanto para aprender, construir, inovar! Sou um ser em construção.

13) Atualmente você é um das organizadoras do Cafestivo. Como surgiu esse projeto?

Surgiu nas férias de janeiro. Queria dar acessibilidade aos festeiros (principalmente às mulheres mães festeiras artesãs, grande maioria desse gigante setor), juntar empreendedores no mesmo lugar, compartilhar informações de qualidade, tornar o mercado de festas mais colaborativo. Eu acredito que juntos somos mais! O Cafestivo é esse movimento do bem. É lindo! E encantou quem participou da 1ª edição. Se Deus quiser muitas virão para ajudar mais e mais festeiros.

Gostaram?

Que tal compartilhar em sua rede social?

Faça uma visita e participe da nossa Página no Facebook, onde diariamente traz várias ideias e dicas para este mundo de festas.

Bjs e até a próxima

Ana Paula Novais

Siga-o-inspire-sua-Festa

Um comentário em “Entrevista com a Lilian Ruas da Tribo da Festa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + 4 =