Como Organizar uma Festa de Quinze Anos

A Festa de Quinze Anos ou ‘Quinceañera’/’Quince Años’ (nos países Latinos) é uma festa de aniversário oferecida a uma garota de 15 anos, para celebrar seu período de transformação em mulher. É uma tradição hispânica, normalmente realizada nos países da América Latina. Muitas garotas sonham em ter esta festa, e se lembram dela como uma das melhores noites de suas vidas.

Então, aproveite-a!

Veja o artigo abaixo para ter linhas gerais, dicas e informações sobre como organizar uma bonita, divertida e animada Festa de 15 anos!

Passos
  1. Discuta a ideia de fazer uma ‘Quinceañera’ com seus pais ou responsáveis.Você precisará da aprovação deles e possivelmente de um orçamento para a organização. O ideal é começar a planejar sua festa com 6 meses a 1 ano de antecedência, tendo tempo suficiente para poder garantir que tudo será bem organizado. Discuta sobre os preços do vestido, etc.
  2. Escolha a data da festa. O melhor é que sua festa seja próxima da data do seu aniversário, contudo, pode ser interessante evitar datas como as festas de final de ano ou as férias escolares, quando a tendência é que boa parte de seus amigos não possa comparecer. Se seu aniversário for cair em um dia de semana, você pode planejar a festa para o sábado anterior ou posterior. O comum é celebrar esta festa em um sábado.
  3. Escolha um local para fazer a festa. Os salões de clubes e eventos são as opções mais comuns (como aqueles utilizados para casamentos, grandes celebrações de aniversário, etc). Pesquise sobre o preço de aluguel do local e quantas pessoas o salão comporta. Seus pais poderão ajudá-la com isso. Também é tradicional, antes da festa no salão, organizar uma cerimônia em uma igreja. É algo tradicional, mas opcional.
  4. Defina o horário de início e fim de sua Quinceañera. Pode ser difícil estipular este horário, já que uma festa boa sempre demora a acabar. Muitas Quinceañeras não têm um horário definido para terminar, sendo que sua duração acaba dependendo de diversos fatores. Alguns pontos que influenciam no tempo é a duração da cerimônia na igreja, a que horas a maioria das pessoas começa a chegar e deixar a festa, a que horas o bolo é cortado, etc. Lembre-se de tudo isso quando for decidir o horário e data de sua festa!
  5. Considere a escolha de 14 ou menos casais e seu acompanhante para a Quinceañera. O acompanhante (‘escort’) será um garoto com esta função literal, acompanhar a aniversariante por toda a noite. Em uma Quinceañera, tradicionalmente são formados 14 casais com os melhores amigos homens e mulheres da aniversariante, que oferecerão diversas danças para ela durante a festa e, normalmente, uma dança surpresa. Se você tiver dificuldades para encontrar ou escolher 14 amigos, você também pode escolher primos e outros parentes, fazer apenas 7 casais ao invés de 14 ou ainda apenas duplas de amigas meninas. A festa é sua e você deve estar bastante à vontade para fazer os ajustes que quiser. Ao escolher os casais, lembre-se de confirmar que os pais de cada amigo(a) está de acordo com isso, que estes convidados não terão outros compromissos naquela data, que poderão comparecer a todos (ou à maioria) dos ensaios, e que eles estão cientes de que deverão arcar com os próprios custos de vestuário, calçados, acessórios, etc. O mais importante é que sejam amigos de confiança, que não irão roubar seu foco naquela noite tão especial. Também é costume oferecer a cada pessoa que formou estes casais um pequeno presente como forma de agradecimento por ter feito parte da sua festa. Se você quiser, você também pode definir as ‘Damas’, que são garotas de sua escolha para ajudá-la com o acompanhamento e/ou a dança surpresa.
  6. A coreografia também é algo vital para os casais escolhidos. É uma tradição que haja 2 ou 3 danças com os 14 casais. Comece a praticar pelo menos 2 meses antes da data da festa. Você pode considerar a possibilidade de contratar alguém de uma companhia de dança local para ajudá-los com o aprendizado e prática dos movimentos pelo menos nas primeiras 4 ou 6 semanas de ensaio. Após este período você e seus 14 casais já deverão conseguir praticar sozinhos. Também é comum haver uma dança entre o pai e a filha aniversariante. Se seu pai não estiver presente, você pode executar esta dança com seu avô, padrinho, tio ou a figura masculina adulta mais importante em sua vida. Se não houver alguém com quem deseje realizar esta dança, fique à vontade para pular este momento.
  7. Contrate um fotógrafo! Valerá a pena. Você sabe que aquela máquina fotográfica antiga da família não irá produzir as melhores fotos e que sua mãe estará ocupada para tirar uma foto sua com cada pessoa que comparecer.
  8. Pense na roupa dos 14 casais e na sua, enquanto aniversariante. O ideal é anotar as medidas de todos. Dependendo de onde você morar, o vestido da aniversariante poderá ter que ser encomendado com até 6 meses de antecedência, para que haja tempo suficiente para a confecção, entrega e eventuais ajustes necessários.
  9. Lembre-se também de dar atenção aos cartões de resposta e agradecimento.Dependendo de onde você estiver comprando (ou se estiver elaborando-os), é uma boa ideia comprar todos os papeis de carta ou convite do mesmo fornecedor e ao mesmo tempo. Seus convites podem ser tradicionais ou mais modernos, desde que tragam as informações básicas sobre ‘quem, o quê, quando, onde e por quê’. Outras ideias frequentes é incluir uma programação da noite, os nomes dos 14 casais e de pessoas que o ajudaram financeiramente com esta festa (como padrinhos, tios, etc), bem como um poema ou oração possivelmente dedicada a algum ente querido que já faleceu. Atualmente, os convites consistem em uma foto da aniversariante (às vezes já em seu vestido de Quinze Anos). A confecção dos convites deve ser solicitada entre 3 a 4 meses antes da data da festa. Quanto mais rápido você conseguir estes convites, mais rápido poderá enviá-los. O ideal é enviar os convites entre 6 a 8 semanas antes da festa (para os convidados mais próximos) e cerca de 10 semanas antes (para aqueles não tão próximos). Os cartões de resposta são destinados para que os convidados confirmem sua presença e informem quantas pessoas irão comparecer. É considerado um pouco rude determinar uma data de devolução do cartão. Se você quiser economizar nos cartões de resposta (por questões financeiras e/ou ambientais, por exemplo), você pode não utilizá-lo e colocar apenas os dizeres “RSVP para (seu nome e telefone)” no final do convite. O cartão de agradecimento normalmente é escrito à mão pela aniversariante. Se quiser deixá-lo um pouco mais divertido, você pode incluir uma foto da festa. Os cartões de agradecimento devem ser enviados em até um mês após a festa.
  10. Cuide da decoração e música. Se sua ideia é fazer uma festa de quinze anos temática, como um baile de máscaras ou uma festa de época, então toda a decoração deverá seguir aquela ideia. Ainda que sua festa não tenha um tema específico, é importante tomar cuidado para que a decoração combine com seu vestido e os trajes dos convidados. As decorações podem ser bastante simples, focadas na mesa central, ou complexas e extravagantes com balões, bandeirinhas e tudo mais. A trilha sonora deve ser escolhida conforme seu gosto pessoal. Lembre-se, contudo, que músicas ofensivas ou vulgares escolhidas por você, serão de sua responsabilidade. Tente pensar nas crianças e idosos que poderão estar presentes e imagine a reação deles ao escutar as músicas que você escolheu. Se possível, você pode contratar um DJ para comandar a música, anunciar sua entrada na festa, etc.
  11. Próximo ponto: Comidas e Bebidas Se você não tiver uma boa ideia do que deve ser servido, seus pais poderão ser de grande utilidade neste quesito. Eles serão, possivelmente, as melhores pessoas para pensar no que é comumente oferecido, o tamanho correto das porções, etc. Com relação às bebidas (alcoólicas ou não), eles deverão ter a palavra final sobre o que poderá e deverá ser servido.
    • Pense também nos seus convidados. Haverá vegetarianos? Alérgicos a algo? Diabéticos? Com restrições alimentares por questões religiosas? Etc e etc.
  12. O mais importante é realmente se divertir! Esta é sua festa e seu dia de brilhar. Independentemente do que aconteça no dia da festa, nada poderá ser suficiente para distrai-la e abalar a melhor festa da sua vida!
Dicas
  • Sorria e divirta-se! Lembre-se, a festa é sua. Este é um dia que será lembrado para sempre. Então é melhor produzir boas recordações!
  • Tente evitar que seus pais paguem por tudo. Se você possui parentes próximos que podem e estão realmente dispostos a ajudar, peça a elas algumas poucas coisas que poderão melhorar ainda mais sua festa.
  • Se dinheiro for um problema, você pode começar economizando com 1 ou 2 anos de antecedência para facilitar as coisas.
  • Faça as coisas do jeito que você gosta. O dia é seu.
  • Não se esqueça de pensar no seu transporte e de seu acompanhante de honra para a missa e para a festa.
  • Tente começar a planejar pelo menos com um ano de antecedência. Isso evitará muita pressão e stress.
  • Para economizar dinheiro, você pode tentar fazer a decoração por conta e pedir a ajuda de seus amigos. As lembranças também podem ser confeccionadas e não precisam ser caras.
Avisos
  • Se quiser evitar quaisquer problemas com sua festa, você pode contratar alguém para controlar a entrada dos convidados.
  • Pode ser interessante não oferecer bebidas alcoólicas ou ao menos contratar alguém para conferir as identidades dos convidados antes de servi-las.
  • Esta festa pode dar bastante trabalho. Portanto, é recomendável contar com a ajuda dos seus pais e outros parentes. Você deve relaxar e fazer tudo com calma.
  • Confirme também se não há algum problema ou desavenças sérias entre familiares ou amigos naquele momento, o que poderia gerar discussões em sua festa e prejudicá-la.

Fonte: http://pt.wikihow.com/

Gostaram?

Que tal compartilhar em sua rede social?

Faça uma visita e participe da nossa Página no Facebook, onde diariamente traz várias ideias e dicas para este mundo de festas.

Bjs e até a próxima

Ana Paula Novais

Siga-o-inspire-sua-Festa

5 comentários em “Como Organizar uma Festa de Quinze Anos

  • 2 de junho de 2016 a 14:09
    Permalink

    Amei as dicas,qria receber mais,tipo de lembrancinhas,como fazer

      

    Responder
  • 8 de julho de 2015 a 9:09
    Permalink

    Olá! !
    Gostaria de uma idéia para decorar um espaço para 30 mesas para reunir amigos e familiares após a colação de grau (direito) da minha fiha.
    Mas gostaria de ideia que eu mesma consigo fazer e que fique bonito e barato. Pois ja sabe nesse época gastamos muito .

      

    Responder
  • 29 de janeiro de 2015 a 15:57
    Permalink

    Eu sou mae solteira sera só meu salario pra fzr e quero mt fzr uma festa pra minha filha de 15 anos simples mais bonita. me ajude como posso fzr em comidas bebidas decoraçao e outros.
    Aguardo resposta.

      

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + dezenove =